Para nós, da Vegano Shoes, produzir calçados e acessórios veganos, já é uma obrigação. Porém, o que buscamos a cada dia, é reduzir o impacto ambiental, causado por esta produção. Todavia, já fizemos muitos esclarecimentos a respeito das matérias-primas usadas e da forma que trabalhamos. Com isso, já se pode ter uma ideia de como lidamos com a causa animal e o valor que damos a sustentabilidade. Desta forma, procuramos por algo que pudéssemos enviar, acompanhando o pedido de cada cliente. Algo que também proporcionasse a possibilidade, de todos os clientes, nos ajudar a reduzir este impacto. Quem sabe até causando um impacto positivo, na sua compra, uso e descarte.

Depois de muito pensar, e até mesmo cogitar o envio de mudas de plantas, feitas por estacas, chegamos a ideia final. Semente seria o melhor!

Decisões que buscam por sustentabilidade

Certamente, todas as decisões que tomamos, aqui na Vegano Shoes, são pensadas para ter o menor impacto ambiental possível. Desta forma, pensamos em como nossas decisões vão afetar as pessoas, os animais e o meio ambiente. Contudo, sabemos que, viver, causa um impacto para o planeta. Sabendo disso, como podemos contribuir para redução deste impacto?

Ainda que, nossa passagem pelo planeta terra, seja breve, que futuro desejamos deixar para nossos sucessores? Nesse sentido, percebemos que somente o que vínhamos fazendo, não era suficiente. Mas, o que mais poderia ser feito? Enviar algo com o produto? Mudas de plantas? A solução não parecia tão viável!

Bota da Vegano Shoes com semente

Concluímos que árvores nativas são muito mais eficientes. Porque você compra um sapato, ele gera impacto. Porém, plantando uma árvore, esta, poderá viver por 100, 200 anos! Enquanto isso, dará frutos, sombra, oxigênio, etc. Assim, este impacto pode se tornar positivo. Visto que, depois do uso do produto, haverá o descarte na natureza, e este se degradará totalmente, em alguns anos. E a árvore continuará fazendo o seu belo papel, por muito mais tempo!

Que árvore plantar para ajudar na sustentabilidade do planeta?

Decerto, poderíamos encontrar um mar de oportunidades, em plantas para reflorestamento. Escolhemos 3(três) árvores muito representativas e que podem ser plantadas até mesmo na zona urbana. São elas: Canafístola, Jenipapo e Ipê-rosa.

Assim, nativas da América do Sul, seu plantio, pode ser por todo o Brasil. Ao receber sua sementinha, receberá também, um manual de instruções para plantio. A semente seguirá dentro de uma caixinha verde, no verso desta caixinha, você poderá verificar a espécie de sementes que recebeu.

Canafístula

Árvore canafístula

Nativa da América do Sul, é uma espécie muito conhecida, comum na cidade! Uma árvore de grande estatura e flores amarelas. Produz uma sombra maravilhosa! Podemos plantá-la em qualquer campo, na zona urbana ou na zona rural. Entretanto, vale lembrar que fica bem alta!

Jenipapo

Arvore jenipapo

A segunda árvore, foi muito utilizada por povos nativos, aqui na América do Sul, como pintura. O Jenipapo, produz um fruto amarelado. Quando o fruto ainda esta verde, é possível extrair uma tinta azul. Os nativos usavam essa tinta, com o propósito de pintar a pele. Esta pintura durava em torno de duas ou três semanas. Encontramos o Jenipapo, na Amazônia e na Mata Atlântica.

Ipê-rosa

Árvore ipê rosa

Antes de tudo, este, dispensa comentários, não é mesmo? Muito comum em ruas e avenidas, fazem sobra e florescem de uma forma espetacular! Muitas pessoas param aos seus pés para fotografar tamanha beleza. Podemos plantar essa árvores incrível, em qualquer lugar do Brasil, pois, também é nativa da Amarica do Sul.

Enfim, esperamos que tenham gostado deste post. Contudo, precisamos de mais ideias para trabalharmos a sustentabilidade. Por favor nos ajude, deixando suas sugestões nos comentários, aqui em baixo! Fique de olho no Blog, sempre com muita informação e novidades!