Hoje em dia, com o crescimento da conscientização do momento em que vivemos, houve também um aumento da oferta por produtos sustentáveis e até mesmo vegano. Contudo, essa grande oferta de produtos, vem acompanhada de uma queixa: O preço de um produto sustentável. Vamos falar um pouco sobre formação de preços e entender o que realmente é um valor justo a ser cobrado.

A princípio, vamos reconhecer que, de fato em alguns casos, há exagero e até mesmo gourmetização desses produtos. Porém, qual seria o valor mais justo para todos os produtos que consumimos em nosso dia a dia? Desde já, te aviso que, via de regra, existem muitas coisas ocultas em preços muito baixos. Vamos entender o que seria um preço justo para produtos sustentáveis e veganos.

Processo produtivo e o preço de um produto sustentável

Em um processo produtivo devemos considerar, todos os recursos consumidos para a chegar em um preço justo. Todavia, é muito comum vermos empresas simplesmente ignorando o consumo de alguns recursos ou mão de obra.
Para facilitar, vamos pegar como exemplo um sapato X e comparar com um sapato Y. Primeiramente, para produzimos algo, precisamos saber de onde vem a matéria-prima.

Sapato X

Contudo, neste exemplo, vamos supor que o sapato X, seja feito com matéria-prima virgem, retirada de petróleo. Pode ser também de couro. O sapato Y, feito de matéria-prima reciclada.

Os materiais do sapato X, terão um custo relativamente baixo, porém, não consideramos aqui o saldo de recursos naturais não renováveis. No caso do uso do couro, não consideramos o animal que teve sua vida sacrificada.
Então a pergunta que não quer calar: quanto vale um recurso natural não renovável? E uma vida, quanto vale?

Sapato Y

Por outro lado, partiremos agora para o sapato y. Este, busca reciclar algo para reutilizar. Todavia, esse processo vai custar um pouco mais, porque ele transformará lixo em algo novo. Contudo, ele não vai deixar um saldo para o planeta pagar. Então, qual seria o preço justo dos produtos sustentáveis e veganos?

Caminhemos um pouco mais…

uma comparação do preço do sapato sstentável

Comparação entre Calçado reciclado e não reciclado

O preço de um produto sustentável, pode compreendido melhor, se fizermos um comparação. O sapato X foi feito por uma máquina, em uma produção em série. O recurso usado foi somente energia elétrica, que também é um recurso natural. Já o sapato y foi feito de forma manual. O corte e a costura, foram feitos a mão. Certamente ele empregou mais pessoas e essas, precisam de um salário justo para sustentar suas famílias.
Aqui não vamos acrescentar a possibilidade de mão de obra infantil e desumana, que alguns países utilizam para produção em série.

Dia da sobrecarga da Terra

O Dia da sobrecarga da Terra

Antes de concluirmos o raciocínio, vamos ver um pouco sobre o “Dia da sobrecarga da Terra”. Esse é o dia do ano em que consumimos todo recurso que o planeta pode repor durante um ano. Depois deste dia, até o final do ano, estamos ultrapassando o nosso limite. Cada vez mais, ficamos em débito com o nosso planeta. Cada vez estamos consumindo mais rápido, entrando no cheque especial com o planeta Terra.

Você sabia que este ano, o planeta entrou em défice ecológico quase um mês mais tarde que ano passado? Isso se deu devido a pandemia que estamos vivendo. Podemos concluir, com este exemplo, que uma hora teremos que pagar a conta. Convenhamos que a amostra que tivemos com esta pandemia, não foi nada agradável. Este ano, o dia de sobrecarga da terra, foi no dia 22 de agosto de 2020. Há quinze anos não era tão tarde.

Será que faz sentido o preço de um produto sustentável?

Agora é com você! Você acha justo pagar pelo que você usa? Será mais cômodo mandar a conta para o planeta?

Desta forma, concluímos que o sapato Y tem muito mais valor. O sapato X só parece mais barato, porque quem paga parte da conta é o planeta.
E você? O que você acha mais justo? Conte para nós nos comentários e fique de olho em nosso Blog, sempre com novidades!