Bota de câmara de ar reciclada

Dento do Veganismo, da busca pela sustentabilidade, caminha também os produtos reciclados. Aqui na Vegano Shoes, o nosso desafio é, cada dia, aumentar a disponibilidade destes produtos. Hoje vamos falar sobre uma bota de câmara de ar reciclada. Entender o passo a passo da confecção desta bota.

Em busca da matéria-prima para uma bota de câmara de ar reciclada

Camara de ar para fazer bota

Primeiramente, o grande desafio para se fazer produtos veganos e voltados para sustentabilidade, é encontrarmos matéria-prima adequada. Precisamos de algo que tenha qualidade, durabilidade e que explore o quesito beleza. Para tanto, precisamos ir em busca de laminados. Como já dissemos em outras matérias aqui do Blog, a construção do cabedal de um calçado vegano, é feita por laminado sintetizado ou natural.
Contudo, nesta busca, encontramos a câmara de ar de pneu usado. Sim, aquela que descartamos lá na borracharia, quando o pneu velho não tem mais conserto.

O processo de reciclagem da câmara de ar

A princípio parecia simples trabalhar com esta matéria-prima. Porém, não foi bem assim. o processo é trabalhoso, assim como, exige muita habilidade no manuseio.
Posto que, era um material resiste, começamos os testes. Encontramos as propriedades que precisávamos para fazer uma bota de câmara de ar reciclada. No entanto, demoramos um pouco para começarmos a produção, pois, precisávamos encontrar a forma certa de trabalhar com ele. Porque para fazer uma bota de câmara de ar reciclada, você não pode simplesmente, pagá-la na borracharia e já utilizá-la. Existe um processo trabalhoso ate que tudo fique pronto.

Primeiro vem a coleta, depois o tratamento e limpeza, que é seguido de um processo de preparação para o corte. O corte, também é muito importe, pois, precisamos identificar o lado certo, o que possui elasticidade, para assim, podermos montar a bota de câmara de ar reciclada.

Produto final

Enfim, o trabalho foi duro, mas conseguimos chegar ao resultado que você pode conferir aqui na foto baixo.
Uma bota totalmente reciclada. Onde usamos a câmara de ar bruta, ou seja, ela não foi dissolvida e transformada em outro material. Foi apenas tratada, dando origem a uma matéria-prima de excelente qualidade.
Para completar esse combo de reciclagem, veja a sola que usamos.

Bota de camara de ar reciclada finalizada

Com a finalidade de entregar um produto robusto optamos por esta sola. Desenho super tratorado, feita de restos de pneus triturados. Nesta reciclagem sim, o pneu é triturado, misturado com outras borrachas e depois se transforma em uma massa, dando origem a matéria-prima para a fabricação da sola desta belíssima bota de câmara de ar reciclada.

Ganhos do uso da câmara de ar reciclada

Além de todas as vantagens de se retirar lixo do planeta, bem como transformá-lo em matéria-prima, ainda ganhamos muito com essa reciclagem. Ao usar a câmara de ar, reciclamos também as suas propriedades. Por exemplo, está bota de câmara de ar reciclada, Eco Recycled, como a chamamos, é muito resistente a água. Um ótimo calçado para quem gosta de andar de moto ou fazer caminhada em terrenos molhados. Ao passo que, ganhou também a resistência da borracha. É um calçado que resiste bem a abrasões físicas.

Bota de camara de ar reciclada e molhada da Vegano Shoes

Finalmente, conte para nós, você já conhecia essa bota de câmara de ar reciclada? Já tem uma em casa? Já usou? Conte para nós, nos comentários, a sua experiência ou o que pensa sobre produtos reciclados! Fique de olho no Blog, sempre com novidades para você!