Além de toda a crueldade animal, o consumo de carne, leite e ovos provoca diversos impactos ambientais. 

Porém, vale lembrar que adotar o veganismo não envolve apenas a questão ambiental, mas também engloba outros princípios como ética, bem-estar e compaixão.

Por isso, no post de hoje, o blog da Vegano Shoes apresenta 5 motivos para você considerar o veganismo.

Portanto, se você ainda não é vegano, acompanhe a lista que preparamos e tente mudar seu estilo de vida agora mesmo.

Contudo, se você já faz parte desse movimento, aproveite para compartilhar o conteúdo com seus amigos e familiares, que sabe, juntos, não podemos convencer novas pessoas a darem um grande passo para um futuro mais igualitário e livre de crueldade?

Confira abaixo os 5 motivos para você considerar o veganismo

Efeito estufa

Sobretudo, um dos 5 motivos para você considerar o veganismo envolve  questões climáticas e ambientais.

A pecuária é a maior causadora das emissões de gases de efeito estufa, sendo responsável por 15% delas. A nível de informação, a produção de um único hambúrguer de carne libera na atmosfera a mesma quantidade de gases de estufa do que dirigir um carro por 16 km.

Embora a pecuária seja um dos maiores problemas, ela não é o único. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oviedo, na Espanha, a produção de uma dúzia de ovos tem o mesmo impacto que 2,7 kg de CO2 no meio ambiente.

Ética

Embora muitas pessoas continuem pensando que os animais são exclusivamente nascidos e criados para o consumo humano, a realidade é que eles são seres sencientes que são confinados a uma vida curta, cercada de sofrimento e dor.

Não se deixe enganar, qualquer criadouro é repleto de abusos por parte de uma indústria que acaba com vidas e só visa lucros.

Desmatamento

De fato, 75% das terras desmatadas são utilizadas para pastagens e fabricação de ração para a pecuária. De acordo com a ONU, em território brasileiro, mais 80% dos desmatamentos ocorridos entre 1990 e 2004 foram ocasionados para consumo de carne bovina.

Além disso, não existe terra, água e insumos suficientes para a produção de carne, leite e ovos para alimentar a população mundial crescente nos últimos anos.

Coração bem cuidado e maior proteção contra o câncer

Embora essas teorias ainda não tenham sido oficialmente comprovadas, diversos estudos relacionam produtos de origem animal aos tumores, principalmente aos de estômago e de mama.

Além disso, um estudo britânico realizado em 2013 constatou que os veganos possuem coração mais saudável com colesterol ruim e pressão arterial em níveis baixos, ao contrário dos carnistas.

Economia

Sem dúvidas verduras, legumes, frutas e cereais são bem mais baratos do que carnes, ovos e laticínios.

Porém, vale lembrar, que quando considerados a alimentação vegana econômica não consideramos os produtos gourmetizados como os hambúrgueres e salsichas de soja, afinal, eles são de fato, mais caros do que os fabricados a partir de animais.

Contudo, se você focar nos alimentos in natura que podem ser adquiridos em feiras ou hortifrútis, certamente, notará uma grande diferença no seu bolso.

Enfim pessoal, curtiram os 5 motivos para você considerar o veganismo?

Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos e familiares.
Continuem ligados no blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas novidades por aqui!