Pavê de Chocolate Vegano

O especial de Ano Novo da Vegano Shoes, traz um prato mundialmente conhecido que está presente na cultura gastronômica de numerosos países: O pavê.

A princípio , de origem francesa, este doce gelado montado em camadas agrada aos mais diversos paladares.

Porém, dizem que o seu nome vem de “piso” ou “pavimento”, porque o doce é montado em camadas, assim como na construção civil.

Além disso, feitos em camadas alternadas de biscoito e creme e assim sucessivamente, ele tem uma simplicidade na sua preparação, mas nem por isso ele perde o seu maravilhoso sabor, além de se tornar uma receita atrativa pela sua praticidade.

Mas, é uma espécie de torta que pode receber camadas do que você quiser, e é incrível como talvez seja uma das sobremesas mais democráticas que existem e que apresenta várias versões ao redor do mundo.

Similarmente, na Inglaterra, é feito com camadas de bolo -umedecido por uma calda ou licor- entremeadas por creme, geleias e frutas frescas.

Portanto, é uma sobremesa muito simples e saborosa , que se presta bem a cada temporada , graças à infinita variedade de acompanhamentos , como frutas, chocolates, castanhas…

Então, agora que já conhece a origem do pavê, que tal colocar a mão na massa e fazer o seu?

Receita

Ingredientes

1 litro de leite de castanha (caju, amêndoas, avelã…)
150 ml de suco de limão
1 pacote de bolacha de maisena sem leite
1 xícara de chocolate em barra amargo e sem leite
9 colheres (sopa) de maisena
4 colheres (sopa) de açúcar branco
2 colheres (sopa) de cacau em pó (opcional)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3/4 de xícara do açúcar de preferência
1 punhado de castanhas

Modo de Preparo

Então, coloque os ingredientes do creme branco (1/2 litro do leite, 4 colheres (sopa) de maisena, essência de baunilha e as colheres de açúcar branco) em uma panela e misture. Mexa constantemente em fogo baixo até ficar cremoso. Desligue o fogo e reserve.
Faça o mesmo com os ingredientes do creme de chocolate em outra panela (1/2 litro de leite, o chocolate em barra, 1/2 xícara de açúcar, 4 colheres (sopa) de maisena e o cacau em pó), derretendo primeiro o chocolate em barra no leite. Reserve.

Ademais, quando os dois estiverem em temperatura ambiente, comece a molhar as bolachas de maisena no suco e faça uma camada no fundo da travessa de vidro (média ou grande).
Alterne as camadas entre bolacha e creme (bolacha, creme branco, bolacha, creme de chocolate…) até que a camada superior seja a de chocolate.
Decore com as castanhas.

Enfim, deixe tampado e guardado na geladeira por aproximadamente 7 horas. Sirva ainda gelado.

Especial de Ano Novo: Confira outras receitas aqui no Blog da Vegano Shoes