Pois é, pessoal, 2020 já está quase aí. E, como de costume, nessa época de transição de um ano para outro sempre estabelecemos novas metas e novos hábitos para nos tornarmos pessoas melhores.

Por isso, no post de hoje, o Blog da Vegano Shoes apresenta 7 passos para ser mais sustentável em 2020.

Portanto, se você ainda não criou a sua listinha de objetivos para o próximo ano, comece pela sustentabilidade, e se você já organizou todas as suas metas, aproveita para incluir mais algumas que serão de suma importância, não só para o desenvolvimento da sociedade, como também, para a sua saúde.

De fato, adotar um modo de vida sustentável requer adaptação e, principalmente consciência. Afinal, o planeta precisa de nós e dos nossos cuidados.

Portanto, para provar para você que começar um ano com hábitos sustentáveis não é tão difícil assim, confira a lista que preparamos a seguir e marque todas as possibilidades que você pode começar a colocar em prática agora mesmo.

1- Adote (de uma vez por todas!) o consumo consciente

Sem dúvidas, reduzir o consumo é praticar o consumo consciente. Que tal parar de comprar mercadorias em excesso por conta de ofertas e liquidações e passar a apostar mais nos métodos de reutilização e na reciclagem?

Por exemplo, os produtos alimentícios, infelizmente, ainda contam com uma quantidade desnecessária de embalagens, portanto, passe a optar por aqueles que produzem menos resíduo.

Como sabemos, as embalagens são grandes vilãs do meio ambiente e muitas vezes, gastam mais recursos e energias em suas produções do que o próprio alimento.

Ademais, se informar sobre os produtos que consume e priorizar os pequenos produtores locais também são passos importantes para garantir uma vida mais sustentável.

2- Chega de papel toalha e sacolas plásticas!

De fato, não há mais razões para utilizar papel toalha e sacolas plásticas, já que o mercado oferece alternativas reutilizáveis bastante eficientes. No caso do papel toalha, por exemplo, os panos de microfibra, além de mais resistentes, possuem melhor custo benefício a longo prazo.

Já as sacolinhas podem ser substituídas por bolsas reutilizáveis, que, não são só muito mais duráveis, como também adicionam um toque de estilo e autenticidade aos seus dias de compras.

3- Orgânicos – ame-os!

Antes de mais nada, é preciso destacar que, embora os alimentos orgânicos sejam mais caros eles estão, a cada dia, mais acessíveis.

Além disso, eles são benéficos para todos! Para sua saúde por conta da naturalidade, para a natureza, pela proibição do uso de agrotóxicos sintéticos, e até mesmo, para as abelhas, que, só no Rio Grande do Sul sofreram redução de 80% nas populações, devido aos venenos utilizados nas plantações de soja.

Então, bora começar a priorizar o seu bem-estar e investir o seu dinheiro no sustento de uma família e não de uma grande empresa?

4- Diga não ao desperdício!

Sobretudo, não espere aquela fruta que você simplesmente não comeu apodrecer na sua casa, antes disso, leve-a ao congelador. Mais tarde, ela pode servir como base para receitas de shakes e smoothies.

O mesmo vale para caldos, vegetais e, inclusive, as refeições do final de semana,que podem ser congeladas para garantir mais economia e praticidade no dia a dia.

Mas, atenção, para ser realmente sustentável não basta congelá-los, é preciso armazená-los em recipientes reutilizáveis.

5- Coletive-se!

Que tal deixar o carro descansando na garagem alguns dias da semana e optar por transportes não poluentes, como bicicletas?

Além de ajudar o meio ambiente, a sua saúde também irá te agradecer por isso.

Contudo, se o seu trabalho for longe da sua casa ou se o trajeto for inviável para bikes por qualquer outro motivo, você pode optar pelos transportes coletivos, que embora sejam poluentes, conseguem levar muito mais pessoas do que um carro.

6- Faça do seu kit sustentável um amigo inseparável.

Inegavelmente, uma pessoa que decide ser sustentável e amiga do planeta não pode continuar consumido canudos plásticos, copos descartáveis e as detestáveis sacolinhas.

Por isso, para se livrar de uma vez por todas desses verdadeiros vilões da natureza, monte seu kit sustentável com canudos de inox, ecobags, talheres e copos reutilizáveis e faça dele o seu grande aliado!

7- Promova a coleta seletiva nos seu locais de convívio

Embora a coleta seletiva seja implementada, muitas vezes, por órgãos governamentais, é algo muitas pessoas ainda não adotaram o hábito de fazer e seguem dificultando o processo de reciclagem.

Você sabia que com o lixo sendo devidamente aproveitado, diversos grandes problemas como poluição, enchentes e morte de animais marinhos podem ser reduzidos?

Portanto, se você ainda não pratica a coleta seletiva, comece agora! Ou, se isso já faz parte da sua rotina, comece a espalhar o hábito nos eu trabalho, bairro ou condomínio.

Afinal, é muito importante que todos comecem de vez a separar o lixo orgânico do reciclável.

Enfim, pessoal, curtiram os passos da Vegano Shoes para um 2020 mais sustentável? Qual deles você vai adotar desde já?

Desejamos a todos um Ano Novo repleto de realizações. Um abração!