Panna Cotta Vegana

O especial de Natal da Vegano Shoes, traz um prato mundialmente conhecido que está presente na cultura gastronômica de numerosos países: A Panna Cotta.

A princípio, a receita se originou em Piemonte, norte da Itália, no início do século XX .

Como resultado, a panna cotta, é dos doces mais populares da Itália, sua preparação é muito simples e possui um sabor particularmente delicado.

Definição

A panna cotta é uma sobremesa que pode ser preparada com muitas variações e combinações.

Portanto, é uma sobremesa muito simples e saborosa , que se presta bem a cada temporada , graças à infinita variedade de acompanhamentos , como caramelo, chocolate derretido e frutas frescas da estação.

Ademais, uma das combinações mais utilizadas na Itália é a panna cotta com frutas vermelhas (amoras, framboesas, mirtilo, morango…).

Então, agora que você já conhece como esse doce pode ser incrivelmente saboroso, que tal acompanhar a receita que preparamos para você?

Receita

Ingredientes
Leite de aveia – 1 xícara
Farinha de aveia – 1 xícara
Flocos de ágar-ágar – 1 colher (chá) cheia
Extrato de baunilha – ¼ de colher (chá)
Xarope de agave – ¼ de xícara

Cobertura

3 colheres (sopa) de manteiga de avelã
1 colher (chá) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de xarope de agave
Um pouco de leite vegetal ou água, se necessário

Modo de Preparo

Em uma panela, misture o leite e a farinha de aveia e o ágar–ágar e leve ao fogo.

Assim que começar a ferver, reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tire a panela do fogo, junte o extrato de baunilha e o xarope de agave e bata com um míxer.

Leve de volta ao fogo, assim que a mistura ferver, tire do fogo e despeje em uma fôrma refratária ou em ramequins, Deixe esfriar e mantenha na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Então, passe uma faca em volta do creme para soltar as beiradas e vire cada fôrma sobre um prato de servir.

Prepare a Calda

Em uma tigela, coloque a manteiga de avelã, o cacau em pó e o xarope de agave. Bata com um fouet. A cobertura deve ter a consistência de um creme nem muito espesso, nem muito líquido. Para chegar no ponto certo, talvez seja preciso acrescentar um pouco de leite de oleaginosas ou água.

Mas, o leite de aveia pode ser substituído por uma bebida de soja com sabor de baunilha; nesse caso, não é preciso usar extrato de baunilha no preparo. Você também pode usar o leite vegetal, prefira o de avelã;

Nesse caso, como esse tipo de leite tem pouca gordura, a panna cotta tende a ficar aguada e bicolorida (translúcida na parte de cima e esbranquiçada na base), mas não se preocupe: o sabor não deixa a dever ao da receita original italiana!

Especial de Natal: Confira outras receitas aqui no Blog da Vegano Shoes