De fato, a crise climática é um tema que requer discussões e propostas para soluções urgentes. Por conta disso, diversas empresas têm se manifestado ativamente para promover ações que estimulem uma mudança de hábitos, com o intuito de reduzir os impactos causados pelo problema.

Portanto, no post de hoje do blog da Vegano Shoes, você vai descobrir quais os 4 maiores fatores agravantes da crise climática e como combatê-los.

Afinal, nós acreditamos na força da informação e sabemos o quando o conhecimento transforma os indivíduos, até porque, só assim, conseguiremos, de fato, adotar hábitos a fim de diminuir as consequências relacionadas à Crise Climática. Confira a seguir.

1- Desperdício de alimentos

Antes de mais nada, é preciso lembrar que aquele alimento desperdiçado foi produzido, processo, armazenado e distribuído. Ou seja, por trás dele, existe toda uma cadeia produtiva que emitiu altas quantidades de gases de efeito estufa para que ele chegasse até à sua mesa.
Como combater: Procure planejar seu cardápio semanalmente. Liste os ingredientes e compre somente o que for necessário para o preparo dos pratos. Além disso, priorize os alimentos da época que são produzidos próximos a você, assim, eles chegarão mais frescos e levarão mais tempo para estragar.

2- O consumo desenfreado de carne

De fato, as atividades pecuárias são responsáveis por 14,5% das emissões de gases de efeito estufa do mundo. Ademais, somente a criação de bovinos corresponde por mais de 60% desse total.
Isso ocorre porque as emissões vindas da pecuária envolvem o gás metano. Constituída a partir do sistema digestivo do gado, a substância, além de liberar o CO2 armazenado nas florestas, ainda diminui o número de árvores que capturam esse gás.
Como combater: substitua a carne bovina por outras fontes de proteínas, como, por exemplo, feijão, soja, lentilha e grão-de-bico.

3- O alto consumo de energia elétrica – um verdadeiro vilão da crise climática

Sobretudo, o setor de energia representa a terceira maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Dessas, as principais emissoras são as indústrias de transportes que só 2018, foram responsáveis por 200,2 milhões de toneladas de CO2. Logo em seguida estão as emissões por consumo de energia na indústria com 61,8 MtCO2e (15%); a produção de combustíveis, com 54,5 MtCO2e (13%); e a geração de energia elétrica, com 48,7 MtCO2e (12%)
Como combater: troque as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED que são mais duráveis e eficientes. Retire os aparelhos da tomada após o uso. Deixe as janelas abertas durante o dia e aproveite a luz natural sempre que for possível.

4- A banalização da água

De acordo com um estudo realizado em San Diego, o uso final da água, principalmente nas lavagens de roupas e nos chuveiros, consome mais energia que qualquer outra parte do transporte urbano da água e do ciclo de tratamento. Além disso, sempre uma torneira for aberta, haverá consumo de água e energia.
Como combater: Comece a reaproveitar a água da chuva para lavar áreas externas. Ademais, opte por torneiras e mangueiras com vazão de água reduzida. E, por fim, sempre feche as torneiras ao escovar os dentes.

Enfim pessoal, curtiram saber mais sobre os 4 fatores que agravam a crise climática e como combatê-los?

Continuem ligados no blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas novidades por aqui!