brina-blum-s5-NmxNA-7c-unsplash

Os dias quentes chegaram, e com eles, o incômodo dos mosquitos também. Como a maior parte dos veganos e vegetarianos respeita todas as formas de vida, matar insetos não é lá uma das alternativas mais bacanas que existem.

Além disso, os repelentes convencionais, comercializados em forma de spray ou cremes, possuem substâncias tóxicas nocivas para os seres humanos, plantas e animais que podem provocar certos tipos de alergias ou reações indesejáveis.

Por isso, hoje, no Blog da Vegano Shoes, você irá conhecer 6 plantas que não só deixam o seu ambiente mais vivo e alegre, como também agem como repelentes naturais contra mosquitos e borrachudos.

guillaume-archambault-XOYTt1jCQYY-unsplash

Vale ainda considerar que o hábito de plantar uma semente, regá-la, introduzir na terra e acompanhar o seu crescimento natural é totalmente terapêutico. Confira a lista totalmente ecológica que preparamos para você e escolha agora mesmo a sua opção favorita.

Importante: Antes de escolher a melhor planta para a sua casa, faça uma limpeza profunda, elimine qualquer foco de água parada, atente-se à higienização dos cantinhos e beiradas. Dessa forma, você evita a proliferação de insetos indesejados que provocam graves doenças como, por exemplo, a dengue.

asc

Citronela

Bastante conhecida como repelente natural contra mosquitos, borrachudos e pernilongos, a citronela possui um cheirinho ameno que perfuma o ambiente de forma sutil.

Uma boa maneira de intensificar o efeito da planta é combiná-la com outras que possuem as mesmas propriedades, como a erva do gato e a cascata de gerânio. Além da própria planta, é possível fazer uma vela de citronela, que possui grande eficiência no combate aos insetos e deixa um aroma agradável no ambiente.

daiga-ellaby-ClWvcrkBhMY-unsplash.jpg

Lavanda

Além de ser conhecida por perfumar e decorar ambientes por conta do seu cheiro e da sua beleza exuberante, a lavanda também é uma ótima opção para espantar mosquitos.

Por conta do hidrolato, subproduto do óleo essencial, a composição da planta atua como relaxante e hidratante. Uma boa opção é cultivá-la em jardins ou espaços abertos, isso porque, suas flores são boas fontes de alimentos para as abelhas, insetos que, a cada dia, precisam mais dos nossos cuidados e atenção.

lavi-perchik-KSJm1IOKLBU-unsplash.jpg

Manjericão

O manjericão não é somente um excelente tempero para dar um gostinho a mais nos alimentos como também atua como repelente, capaz de afastar moscar e mosquitos graças ao cheiro forte que apresenta.

Além disso, o manjericão é uma ótima alternativa para compor pequenas hortas em ambientes internos, isso porque suas folhas são pequenas e não exigem tantos cuidados.

peter-oswald-kN_F83xqdiM-unsplash

Crisântemo

O Crisântemo não só apresenta flores belíssimas que levantam o astral de qualquer ambiente, como também, é um ótimo aliado contra a invasão dos insetos.

Isso porque a flor possui propriedades que agem como repelentes naturais e espantam baratas, percevejos, pulgas e carrapatos.

ren-ran-Jy6luiLBsrk-unsplash

Hortelã

Um dos condimentos mais populares no Brasil e muito utilizado em chás e óleos essenciais, a hortelã é bastante conhecida pelo seu aroma agradável. Porém, ela também pode ser uma ótima aliada contra os insetos, principalmente, em relação às formigas.

Ou seja, basta plantar algumas mudinhas no ambiente de sua preferência para garantir que os insetos fiquem distantes.

alekon-pictures--HOjs7Ym10M-unsplash

Alecrim

Outra planta que pode ser utilizada como tempero ou como repelente é o alecrim. Ademais, ele também pode ser utilizado para manter gatos afastados em locais em que a sua presença não seja desejada, como por exemplo, em uma caixa de areia usada por crianças.

Ademais, o plantio do alecrim é bastante prático e não exige tantos cuidados.

E aí pessoal, gostaram das dicas? Qual das plantas será a sua escolhida para manter a sua casa livre de mosquitos nessa temporada?

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos