photo-1562336577-f49ddae9fc5b

Nas últimas semanas, alguns dias, literalmente, viraram noite. Como observamos, o céu totalmente negro foi um alerta sobre às queimadas devastadoras na região da Floresta Amazônica.

Após dezenas de dias com ocorrências constantes de queimadas, destruição de milhares de hectares de terras e reservas florestais e matanças de animais, a pauta, finalmente, ganhou destaque, não só na imprensa mundial, como também nas redes sociais (chegando, até mesmo, aos trendingtopicsdo Twitter).

ashraful-haque-akash-Q9L8S6wEtSg-unsplash

Embora a escuridão que estamos vivenciando ainda não tenha sido devidamente compreendida por muitas pessoas, grande parte da nossa sociedade já se conscientizou de que “preservação” não é somente salvar seringueiras ou florestas, é, de fato, salvar a humanidade.

Portanto, devido aos últimos acontecimentos, nós, da Vegano Shoes, ficamos nos perguntando de qual maneira poderíamos ajudar a salvar a Amazônia, e, como sabemos que muitos dos nossos leitores fizeram o mesmo questionamento, no post de hoje, apresentamos 5 ações básicas que você pode executar agora mesmo para ajudar a salvar a Amazônia.

perry-grone-lbLgFFlADrY-unsplash.jpg

1 – Informe-se sobre redes de apoio

A partir das redes de apoio, você pode contribuir com doações de valores ou, até mesmo, disponibilizar parte do seu dia como voluntário(a) em instituições a favor da preservação.

Além disso, você também pode participar de manifestações e campanhas contra a destruição da Amazônia. Ademais, também é possível (e totalmente prático) assinar e divulgar petições focadas em políticas públicas.

prudence-earl-_pGfJTZi5OE-unsplash

2 – Considere o veganismo ou, ao menos, exclua o consumo de carne

O consumo de carne bovina no Brasil é o dobro do sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, 5 anos atrás, a ONU declarou, em seu relatório anual sobre o gerenciamento de recursos sustentáveis, que uma mudança global para a dieta vegana seria vital para salvar o mundo da fome, da escassez de combustíveis e dos terríveis impactos causados pelas drásticas mudanças climáticas.

Portanto, ao optar pelo veganismo, ou, pelo menos excluir a carne do seu cardápio, você pode reduzir os níveis de desmatamento na Amazônia motivados pela pecuária e ainda garantir uma alimentação saudável e mais qualidade de vida.

screenshot_2

3 – Adote o consumo consciente

Sobretudo, o primeiro passo para adotar o consumo consciente é pesquisar sobre marcas que priorizam produtos veganos, sustentáveis, reciclados ou recicláveis (como é o caso da Vegano Shoes).

Além disso, vale destacar a redução do consumo, ou seja, escolher marcas que fabriquem produtos duráveis e com boas matérias-primas, para garantir maior vida útil, e consequentemente, menor necessidade de compras frequentes. Além disso, é totalmente válido cobrar posicionamento das marcas que você consome, afinal, o mercado sempre se adapta de acordo com a demanda.

karsten-wurth-karsten-wuerth-0w-uTa0Xz7w-unsplash.jpg

4- Informe-se e abrace projetos de agroflorestal e outros de impacto socioambiental positivo

Neste momento, o principal ponto é buscar o máximo de informação possível, para isso, é possível contar com alguns nomes fortes como Mercy For Animals Brasil e Greenpeace.

Além disso, quando você descobrir um perfil ou uma Instituição bacana que propague informações relevantes sobre a preservação ambiental, não guarde só para você, compartilhe com seus amigos e familiares para que todos tenham acesso.

markus-spiske-E7p54JSQXY0-unsplash

5- Fique atento às medidas anunciadas 

De fato, vivemos em uma democracia, ou seja, a sua voz tem sim importância. Portanto, compartilhe, questione e crie grupos de diálogos para discutir sobre as medidas implementadas. Se quiser ir mais longe, você pode, até mesmo, organizar marchas e manifestações em prol da Amazônia, nesse momento, qualquer atitude é válida.

E aí pessoal, gostaram das dicas? Existe alguma delas que já faz parte da sua rotina? Conte para nós nos comentários!

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos