O fim do ano chegou, e com ele, os tradicionais fogos de artifício, utilizados há milhares de anos pelos chineses com o objetivo de afastar maus espíritos, os foguetes ganharam espaço no mundo todo e hoje em dia são considerados por muitos como parte das festas. Por isso, é fundamental saber dos riscos que os explosivos causam aos animais domésticos e silvestres, bebês e idosos e compartilhar com amigos e familiares, de modo a conscientizá-los para que eles diminuam, ou, de preferência, suspendam o uso de fogos de artifício em datas comemorativas.

fireworks-945386_1280

 

Ameaça à natureza

O som ensurdecedor e o brilho intenso emitidos pelos shows pirotécnicos são fontes de perturbação para a maioria dos animais. Os pets se angustiam com as explosões, nessa época é comum ouvir relatos de cães ou gatos perdidos ou com ataques de pânicos que envolvem vômitos, falta de ar, convulsões e arritmias cardíacas. Se as consequências desses eventos em animais domésticos são perceptíveis, o mesmo não ocorre com os animais silvestres. Como a maior parte da solta de  fogos de artifícios ocorre a noite, é difícil verificar e mensurar os estragos causados.

dog-2723108_1280

Alguns pesquisadores holandeses utilizaram um radar meteorológico adaptado, para localizar aves grandes, como gansos, durante três réveillons consecutivos. O estudo final apontou que, após a meia noite as aves levantaram voo, muitas permanecendo em torno dos 500 metros de altitude (a altura média é de até 100 metros), a agitação das aves durou cerca de 45 minutos, e, várias delas, voaram muitos quilômetros antes de pousarem e descansaram, o que indica alta carga de estresse.

 

Em 2012, uma cidade do Arkansas, nos EUA, foi manchete nos jornais após centenas de centenas de tordos-sargentos (Agelaius phoeniceus) serem encontrados mortos depois da noite do réveillon. Houveram ocorrências semelhantes na Suécia e Louisiana.

 

Engana-se quem pensa que o único problema dos fogos de artifício é a poluição sonora, a fabricação e a queima dos foguetes são processos extremamente poluentes, isso porque liberam percloratos, substâncias que contaminam o ar e os copos d’água. Esses elementos, ao entrarem em contato com o organismo de animais domésticos ou silvestres comprometem o funcionamento da glândula tireoide e alteram o desenvolvimento e o metabolismo dos bichanos.

 

Uma boa iniciativa

Se em Goiânia os fogos estão definitivamente proibidas, em outras cidades como São Paulo, Florianópolis, Campos do Jordão, Ubatuba e Ilhabela, a noite de ano novo será um pouco diferente. Recentemente, os municípios anunciaram que as tradicionais festas de réveillon serão livres dos barulhos causados por fogos de artifício.
O show da virada da Avenida Paulista, terá, pela primeira vez a queima de fogos silenciosa, já a capital catarinense adota a medida pelo segundo ano consecutivo.
De acordo com nota oficial da Prefeitura de São Paulo, a decisão pretende atender às demandas de entidades defensoras dos direitos animais e também dos hospitais localizados próximos ao local da festa.
Os fogos de artifícios silenciosos foram criados pela fábrica inglesa Fantastic Fireworks há 3 décadas, mas se tornaram populares recentemente, devido ao aumento da concorrência e barateamento do custo de fabricação. São elaborados por elementos que, quando entram em contato com o calor, emanam chamas de diferentes cores. Quando as moléculas de determinado elementos são agitadas ganham energia que acabam libando em forma de luz. A grande diferença entre eles é que os fogos tradicionais utilizam bombas que explodem essas substâncias, enquanto os silenciosos queimam gradativamente ao serem arremessados no ar, sem que hajam explosões.

 

Cuidados com o seu pet

Nós acreditamos que a proibição de shows pirotécnicos em todo o Brasil em um futuro próximo seja possível, principalmente, porque os danos à milhares de seres vivos já foram identificados, e a cada ano, novas pessoas se conscientizam e entram nessa luta em prol da vida, mas, enquanto isso, listamos alguns cuidados para garantir a tranquilidade do seu bichinho.

cat-205757_1280

– Deixe livre o acesso aos locais que seu pet se sinta seguro;
– Abafe o som que vem das portas e janelas com cobertores;
– Não deixe o seu pet sozinho, nesses momentos, ter você por perto significa segurança e proteção;
– Jamais prenda seu amigo em coleiras, pois dependendo da reação, ele pode se machucar ou até mesmo se enforcar.
– Deixe a tigela de água disponível mas retire a de ração, para evitar complicações como torções gástricas e vômitos.

 

Ah, não esqueça de compartilhar este artigo com as pessoas que você ama, afinal, conhecimento nunca é demais e muitas pessoas ainda não sabem a proporção dos danos causados pelos fogos de artifício.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos