Moda e estilo são dois termos interligados, isso porque, para um profissional ter personalidades inconfundível e ser reconhecido pelos seus traços e combinações é preciso, primeiramente, adotar estilo único. Ultimamente, a conscientização com a natureza tem se tornado uma tendência global e motivado marcas e designers renomados a criarem peças sustentáveis. Esse movimento tem despertado uma relação mais respeitosa entre a moda e o meio ambiente. No meio de tantas alternativas com o objetivo unir a moda com a ecologia , uma proposta é predominante: a moda vegana.

O veganismo tem sido visto como tendência de comportamento e não como um modismo passageiro. O estilo de vida tem como fator primordial a preocupação com questões éticas e ambientais, que buscam transformar o mercado atual. Uma das principais causas do surgimento e desenvolvimento da moda vegana é conscientização das pessoas sobre as questões que envolvem a indústria animal, como as consequências da indústria da pecuária e os prejuízos causados à camada de ozônio. Grande parte da expansão do veganismo no mundo da moda se deve à nova era dos consumidores, a chamada “Geração Z” que, a partir de 2019 representará 32% da população mundial, esses consumidores são identificados pela autoconsciência, pela busca de informação e pela preocupação com os impactos ambientais causados em produções de grande escala.

Um relatório chamado “Pulse of the Fashion Industry”, apresentado pela Global Fashion Agenda e pelo The Boston Consulting Group revelou, recentemente, que 3 das 4 matérias-primas mais prejudiciais para o meio ambiente são derivadas de animais. Um exemplo de todo esse impacto é o couro, o tradicional material é um dos principais causadores de acúmulo de resíduos e poluição. Matar animais por conta da carne e da pele gera desperdício de inúmeros recursos e causa incontáveis rastros de destruição. A situação é ainda mais alarmante se avaliarmos a quantidade de terras envolvidas na produção pecuária, toda energia utilizada para operar os matadouros, a quantidade exorbitante de água desperdiçada, além das plantações utilizadas para alimentar animais criados para serem mortos, que poderiam servir como alimento para pessoas que passam fome e sofrem de desnutrição.

desfile-moda-vegana-03

Um estilo de vida tem relação não só com as nossas preferências pessoais, mas também com os valores e princípios que acreditamos. Por isso, aderir ao veganismo é considerar uma ideologia embasada no respeito aos animais e no amor à todas as formas de vida. Atualmente, o veganismo tem sido visto como uma forte tendência de comportamento humano, que reflete na indústria alimentícia e modal. Em virtude das prioridades que incluem a nova geração de compradores, o mercado da moda começou a se adequar a essa filosofia e refletir em peças a reutilização de materiais, a produção artesanal e a adoção de variadas ações sustentáveis, em prol de uma vida ecologicamente correta.

Alguns fatos apresentados acima mostram a importância da moda vegana não só para os animais, mas para o planeta de forma geral, por esses e tantos outros motivos, optar por marcas comprometidas em reduzir a crueldade e os impactos ambientais é essencial para que possamos acabar com o especismo e a desigualdade. Vale lembrar que a Vegano Shoes é uma marca vegana e possui os selos internacionais de certificação PETA e Animal Free Fashion, que garante que os produtos são totalmente livres de crueldade animal.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos