Manjericão
O manjericão possui uma vasta gama de nutrientes que são fundamentais para a saúde do corpo em geral. Além disso, das muitas ervas que são usadas para fins culinários ao redor do mundo, o manjericão é a mais perfumada.
Entre as principais vantagens do consumo do manjericão estão as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras ômega-3. É uma ótima fonte de magnésio, que proporciona melhor fluxo sanguíneo.
Veja uma lista dos sete benefícios do Manjericão que preparamos para você:
1- Saúde do Coração: O manjericão contém Vitamina A e betacaroteno que ajudam no mantimento dos vasos sanguíneos saudáveis. Esses nutrientes agem como protetores das células epiteliais, que são prevalentes nos vasos sanguíneos. O betacaroteno também pode evitar que o colesterol seja oxidado dentro dos vasos sanguíneos, o que ajuda na redução do risco de desenvolver aterosclerose.
2- Antibiótico Natural: O manjericão contém óleos essenciais como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol, que são ótimos para combater a inflamação e os problemas bacterianos.
Rico em antioxidantes: O Manjericão é farto antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam na proteção das células e lutam contra o crescimento de tumores cancerosos.
3- Propriedades antissépticas: O chá de Manjericão pode ter propriedades antissépticas. É um ótimo acompanhamento ao tratamento médico caso tenha uma infecção ou dor de câncer.
4- Auxilia na saúde da visão: A vitamina A presente na erva é benéfica para a saúde dos olhos e pode auxiliar na proteção da visão. O uso de água de Manjericão para lavar os olhos diariamente pode combater a conjuntivite, furúnculos e até catarata e glaucoma.
5- Previne a diarreia: As propriedades antibacterianas do Manjericão podem protegê-lo de doenças como Shigella, que causa diarreia – e pior, danos intestinais.
6- Combate à acne: Estudos que utilizam óleos de Manjericão tailandeses descobriram que estes poderiam ser usados em produtos para combater a acne. Portanto, eram úteis como produtos de cuidados da pele.
7- Alívio ao estresse e a Ansiedade: O alto nível de eugenol do Manjericão alivia o estresse, reduzindo a corticosterona, um hormônio do estresse. Uma menor quantidade de corticosterona pode significar uma melhor clareza mental e menos estresse.