Além do sabor e aroma deliciosos, que caem bem na maioria dos pratos, o alho também é famoso por suas propriedades medicinais, capazes de favorecer a saúde de inúmeras formas.
Por ser bastante econômico, é possível ter o tempero sempre disponível. Por isso, vale à pena conhecer seus diversos benefícios.
Devido a um composto chamado alicina, que atua contra milhares de vírus e bactérias, o alho cru contém propriedades antissépticas, fungicidas, bactericidas e depurativas. Além disso, o tempero é antioxidante, auxilia no fortalecimento dos sistemas imunológico e cardiovascular.
Confira a listinha que preparamos e conheça todos os benefícios do alho.
alho
Antibiótico Natural:
Um dos mais poderosos antibióticos pode ser encontrado na natureza. Foi comprovado que o alho é extremamente eficaz no combate aos microorganismos e possui propriedades antiparasitárias, que combatem parasitas da classe da tênia como a solitária, por exemplo.
Auxilia na circulação:
O tempero auxilia a reduzir o colesterol ruim e evita que a gordura grude nas paredes arteriais. É capaz de promover a boa circulação e evitar obstruções arteriais. Além disso, purifica o sangue e reduz o risco de hipertensão.
Anticancerígeno:
Pesquisas afirmam que o alho possui propriedades anticancerígenas que bloqueiam a formação de potentes carcinógenos, como a nitrosamina, que é produzida durante o processo de digestão de alguns alimentos. Nesses estudos, foi constatado que, pessoas que consomem pelo menos um alho cru todos os dias, têm somente 50% de risco de adquirir câncer no estômago e dois terços de chance de desenvolver câncer colorretal.
Fortalece o sistema imunológico:
O alho age no fortalecimento do sistema imunológico e eleva as defesas do organismo graças às suas propriedades antivirais e bactericidas. Dessa forma, o tempero é capaz de manter as infecções respiratórias, resfriados e gripes bem longe.
Melhora o aspecto da pele:
As propriedades antioxidantes do alho auxiliam no reparo dos tecidos da pele. Uma máscara de alho é ideal para regenerar e suavizar a pele e ainda previne o envelhecimento precoce.
Rico em vitaminas:
Finalmente, o alho é um alimento rico em vitaminas A, B1, B2 e C. É excelente no combate à anemia, controle da obesidade, depuração do fígado, também melhora o sistema nervoso e estimula a digestão.