antioxidantes.png
Antioxidantes nada mais são do que substâncias encontradas em alimentos que protegem as células de forma geral. Fizemos uma listinha  de quais os principais e onde encontrá-los.
Ácido fólico: Também conhecido como vitamina B9, é um nutriente que participa de várias funções no organismo, como a prevenção de doenças cardíacas e fortalecimento do sistema imunológico. É encontrado em verduras em geral, mas, principalmente as de coloração verde escura como espinafre, escarola, brócolis, agrião, rúcula e couve.
Bioflavonoides: As substâncias maximizam os efeitos antioxidantes da vitamina C. São fundamentais para o bom funcionamento das células capilares, além de serem antibióticos naturais e agentes anticancerígenos. São encontrados em frutas cítricas e vermelhas.
Licopeno: É um pigmento vermelho vivo que não é produzido pelo corpo humano, essencial para a saúde de órgãos como fígado, pulmões, pele, cólon, próstata, glândulas suprarrenais e sangue. Encontrado principalmente no tomate, mas também em frutas como melancia e goiaba.
Selênio: É um mineral com um alto poder antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e no fortalecimento do sistema imunológico, evitando o aparecimento de doenças como a gripe. Encontrado em abundância na castanha-do-Brasil.
Resveratol: Fitonutriente produzido em plantas que ajuda a melhorar a saúde atua na prevenção do câncer e na melhora do aspecto da pele. É possível encontrá-lo no cacau e na uva roxa.
Isoflavonas: Ajudam a amenizar alguns sintomas que começam a aparecer durante o período da menopausa, como dores de cabeça, enjoos, insônia, ondas de calor (fogacho), transpiração em excesso, ansiedade, depressão, mudanças de humor e irritabilidade.  São encontradas principalmente na soja.
Zinco: Mineral necessário para o funcionamento adequado do sistema imunológico. O organismo não produz zinco, por isso são necessárias fontes externas para seu suprimento. Encontrado em cereais integrais como arroz e aveia, além de feijão e nozes.