Cada alimento possui um período de safra, ou seja, a época mais adequada para seu plantio e colheita. É de suma importância estar atento a esse ciclo para que seja possível comer melhor pelo menor preço
O alimento colhido em sua época mais propícia possui maior qualidade nutricional e apresenta sabores e aromas mais intensos.
Outra grande vantagem de consumir alimentos durante a safra é que, nesse estágio, o cultivo pode dispensar complementos químicos. Teoricamente, os alimentos não recebem agrotóxicos e hormônios no decorrer safra. Esses aditivos são prejudiciais ao organismo e podem contaminar as frutas, verduras e legumes. Além disso, o preços são mais acessíveis, pois a colheita é maior.

Preparamos uma listinha das frutas que estarão disponíveis no mês de outubro para você fazer a feira!

Acerola
1 - acerola
 
Rica em Vitaminas A e C, a fruta cítrica age no organismo de forma positiva, diminui inflamações, reduz os níveis de açúcar no sangue e melhora os mecanismos de defesa de maneira geral. Além disso, fica deliciosa quando combinada com laranja ou limão.
Banana
2 banana
 
Não é por acaso que a banana é um dos alimentos mais consumidos no mundo, o potássio, mineral encontrado em abundância na fruta atua na prevenção de doenças cardiovasculares, pois controla a pressão arterial. Além disso, o consumo de banana previne cãibras musculares e fortalece o sistema imunológico.
Abacaxi
3 abacaxi
Rica em Vitaminas do complexo A, B e C, a fruta auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, equilibra o organismo, melhora a saúde da pele e dos olhos, auxilia na digestão e ainda evita o aparecimento de doenças como gripes e resfriados.
Caju
4 caju
A fruta ajuda prevenção da anemia, no fortalecimento dos ossos, músculos e dentes, ajuda no controle da pressão arterial e tem propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele. É rica em minerais como ferro, cálcio, potássio e cobre.
Jabuticaba
5 jabuticaba
 
Pouco calórica e muito benéfica, a fruta auxilia na manutenção da saúde do sistema imunológico, previne inflamações e melhora o aspecto da pele e dos cabelos.
Essas são as principais frutas do mês de outubro! Gostaram da lista?Qual a sua favorita? Conte para nós nos comentários!