01

Criado em 2004, com foro em Vila Velha e sede na Barra do Jucu, o INJAPA – Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, funciona em parceria com outras sociedades organizadas, e empresas com a finalidade de contribuir para a conservação dos ambientes naturais, principalmente o Parque Natural Municipal de Jacarenema e o Rio Jucu, focando sempre na questão do uso sustentável da água do Rio Jucu.

02.png

03

Todos os projetos desenvolvidos pelo Instituto visam gerar uma concepção de sustentabilidade, eles atuam nas seguintes áreas: pesquisas científicas, educação ambiental, turismo ecológico, televisão, assistencialismo ambiental, esportes e patrimônio natural.

07

Dos seis projetos que desenvolve, todos tem ligação com a água fornecida pela bacia do Jucu.

04

06

 

 


 

 

 

 

 

 

A Vegano Shoes vem desenvolvendo uma parceria com o Instituto Jacarenema, apoiando as Ações de limpeza nas áreas naturais, conforme já tínhamos citado no Dia Mundial da Limpeza. O último evento ocorreu no domingo dia 20 de janeiro, na Praia da Costa, esta foi a edição 106 da Campanha de Limpeza de Áreas Naturais.

05

A equipe atuou em frente à Canal Imóveis, um dos pontos mais movimentados do litoral Canela Verde, e assim, com grande quantidade de resíduos. Apesar da limpeza constante da prefeitura a quantidade de micro lixo que permanece nas areias ainda é expressiva.

08

Contamos com a presença de uma equipe de voluntários de aproximadamente de 50 pessoas na produção do evento, o grupo Sementes da Gratidão e voluntários do Instituto, assim, foi retirado uma média de 200 kg resíduos variados. O objetivo da ação é chamar atenção da população sobre a importância de manter o local em equilíbrio, principalmente aquelas que utilizam o litoral canela verde para praticar esportes, como playground para o seu lazer ou para a prática de atividades físicas, mais uma vez nosso alerta sobre a necessidade de não deixar resíduos nas áreas naturais foi passado, nosso material visual também nos auxiliou, e assim, foi possível demostrar que além de nós, existem outros animais que são afetados com a quantidade de resíduo que é deixado na orla.

09

Dessa forma, nossas atividades atraem a atenção de quem passa e serve de exemplo para a população, transmitindo informações reais para quem acompanha e participa do projeto, ou seja, deixamos claro que limpar o litoral de Vila Velha significa limpar a região costeira do Rio Jucu.

10

Clique aqui para ver um vídeo com matéria do Jornal Vitória. Acompanhe o trabalho do Instituto Jacarenema no Facebook: fb.com/injapaes. As fotos da edição 106 foram tiradas pelo fotógrafo Lula Pacheco.