produzir menos lixo

Diminuir a produção de lixo parece um desafio difícil, principalmente, se analisarmos a estimativa diária do brasileiro, que descarta, em média, 1kg de detritos diariamente, mas, quando damos mais atenção a este tema, percebemos o quanto é simples promovermos algumas substituições e repensarmos nossas escolhas, de modo a diminuir o volume de resíduos. Para ajudar você a começar o ano com mais consciência ambiental nós, da Vegano Shoes, trouxemos 5 maneiras simples para você produzir menos lixo em 2019.
Confira!

  • Priorize alimentos a granel
    A regra é clara: quanto mais embalagens, mais lixo. Por isso, na hora de escolher os seus alimentos, prefira os que são armazenados no seu estado bruto, pois, além de evitar o desperdício ao comprar somente o que realmente irá consumir, você ainda gera menor volume de resíduos. Mas, não basta somente comprar a granel, é preciso ter em casa recipientes adequados para guardar os alimentos como sacos de pano para compras secas (cereais, castanhas, etc.), potinhos para os alimentos úmidos ou em pó, como farinha e café e garrafas para líquidos como azeites, sucos e molhos.
  • Faça seu próprio kit lixo zero.
    Monte um pequeno kit para evitar gerar lixos em lugares públicos como banheiros, restaurantes ou barzinhos. Para criar o kit de sobrevivência, você precisará de um guardanapo de pano, um pote com tampa para bebidasou um canudo de metal, talheres, hashis e uma sacola de compras de lona ou pano. Para evitar utilizar os papéis de banheiros públicos, você também pode adicionar uma toalha. Basta adaptar alguns pequenos hábitos à sua rotina para melhorar a sua relação com o meio ambiente, e consequentemente, com você mesmo(a).
  • Na hora de fazer limpeza, utilize somente os produtos necessários
    O marketing nos influencia a consumir diversos produtos de limpeza, e nós, muitas vezes, acreditamos que cada um deles serve para algo muito específico, o que não é verdade. É possível dispensar a maioria dos produtos químicos e higienizar a sua casa com ingredientes naturais e econômicos. O Vinagre, por exemplo, é um ótimo desinfetante, basta diluí-lo em água e você pode utilizar o produto como desinfetante comum, amaciante de roupas e muito mais. O bicarbonato de sódio é outro produto mágico que auxilia na limpeza de pias, sofás, geladeiras e sapatos, se misturado ao sabão de coco, esse pozinho pode substituir até mesmo o detergente na hora de lavar louças.
  • Adote a Compostagem
    Ao invés de despejar o lixo orgânico em aterros sanitários, leve ele de volta para a natureza como um adubo. Ter uma composteira é um hábito simples, mas que faz muita diferença.
  • Faça doações
    Pare já de acumular bens materiais que você não utiliza mais, separe os objetos, roupas ou calçados que você não usa há mais de seis meses e doe, além de liberar espaço na sua casa, você ainda ajuda outras pessoas. Doar é um ato de solidariedade que envolve a sua consciência, as pessoas necessitadas e, principalmente, o meio ambiente.

Gostou das nossas dicas? Se você tiver mais alguma alternativa para reduzir o lixo, compartilhe conosco, afinal, um mundo melhor se faz com comunicação, informação, cuidado e consciência ambiental!

 

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos