As hortas urbanas são soluções práticas, saudáveis e sustentáveis, que podem ser facilmente cultivadas em casas, apartamentos ou terrenos e oferecem inúmeros benefícios à sua saúde e bem-estar. Esse formato de agricultura tem o poder de revolucionar o futuro da alimentação humana, e, de quebra, ainda intensificar os valores do veganismo e vegetarianismo. As hortas domésticas ou comunitárias possuem papel fundamental na democratização e politização do acesso à alimentação saudável e, ao promover a sua, você ajuda a consolidar uma mudança extremamente necessária nas relações entre a sociedade em que vivemos e aquilo que consumimos.

horta-urbana

Listamos abaixo algumas razões para te convencer a adotar a sua própria horta caseira agora mesmo, confira:

1- Economia
Ao plantar e colher no seu jardim, quintal, varanda, ou terraço, você consumirá menos produtos de feiras, mercearias, supermercados e economizará quantias surpreendentes. Além disso, não há nada que se compare a degustarmos alimentos fresquinhos, cultivados pelas nossas próprias mãos.
Se você tiver uma vizinhança bacana e unida, é possível promover hortas comunitárias, assim, cada morador planta alguma coisa e depois todos trocam e ganham saúde, economia e ainda cuidam do meio ambiente.

2- Visão de negócios
Dependendo do tamanho da sua horta e do quanto você está disposto a investir, existe a possibilidade de comercializar produtos orgânicos a um preço popular e ainda obter uma graninha extra com a prática.

3- Climatização
Um ambiente com plantas é sempre arejado e agradável, por isso, ao cultivar a sua horta caseira, você observará um microclima mais gostoso, com menos poluição, além disso, a coloração verde dos vegetais adiciona um toque de cor e ainda energiza o local de cultivo com osfrutos e flores.

4- Educação
Se permitir viver a experiênciade criar e manter uma horta é uma incrível fonte de educação ambiental.A partir desse hábito, é possível compreender, dentro do nosso próprio cotidiano, tudo aquilo que a natureza nos oferece e como, muitas vezes, somos ingratoscom ela.

5- Saúde
Só a possibilidade de conhecer cada processo que gerou o seu alimento e ter a certeza de que tudo o aquilo você planta e colhe é totalmente livre de agrotóxicos já te torna muito mais saudável, além disso, o seu paladar fica mais feliz, afinal, alimentos orgânicos são muito mais saborosos.

6- Sustentabilidade
Com a sua horta particular, você ajuda na diminuição do impacto ambiental da produção de alimentos do mundo todo, e faz a sua parte para tornar a agricultura mais sustentável e reduzir o poder autoritário dos latifúndios sobre a sua própria vida.

7- Mente sã
A arte de cultivar uma horta dentro ou pertinho da sua casa tem um efeito terapêutico, isso porque alivia o ócio, os sintomas da depressão, ansiedade e ainda auxilia na superaçãodo luto e dos momentos de solidão.

porque-fazer-uma-horta

Dê uma chance a todo o bem que as hortas domésticas proporcionam, tire um tempinho diário, escolha seus primeiros alimentos e veja como a sua qualidade de vida pode melhorar neste ano que acabou de começar!

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos