pandemia e meio ambiente

Se, por um lado, as ações humanas que causaram a degradação ambiental e motivaram que os animais, fora de seus habitats naturais se tornassem verdadeiros transmissores de doenças como o coronavírus, por outro, o distanciamento social tem surtido alguns efeitos positivos ao meio ambiente.

Afinal, diversas mudanças ocorreram com a redução do fluxo de pessoas nas ruas, nos transportes públicos e nas indústrias.

Confira abaixo, no blog da Vegano Shoes a relação entre a pandemia e o meio ambiente.

Pandemia e meio ambiente: confira os efeitos

pandemia e meio ambiente

Redução da liberação de CO2

Devido à drástica queda no consumo de petróleo por conta da quarentena e do distanciamento social adotados em vários países, menos de um milhão de toneladas de CO2 estão sendo emitidas diariamente.

De acordo com estudos realizados pelo portal CarbonBrief, se o consumo de carvão for reduzido como o do petróleo, estima-se que a emissão de CO2 abaixe mais de 7% em todo o mundo.

pandemia e meio ambiente

O consumo e a produção de lixo

De fato, com menos pessoas em circulação, o Brasil teve uma considerável redução no número de dejetos jogados nas ruas.

Em São Paulo (capital de estado com mais casos de coronavírus), por exemplo, houve uma queda de 55% de lixo nas ruas.

Contudo, nem tudo são flores. De acordo com os dados da prefeitura, a adoção do isolamento social provocou aumento de 12% na quantidade de lixo comum.

Mas, a notícia boa é que a taxa de reciclagem também subiu cerca de 25% durante a primeira quinzena de abril.

Pandemia e meio ambiente:

pandemia e meio ambiente

Redução do consumo de energia elétrica e combustíveis

De acordo com os dados da NOS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico) o consumo de energia elétrica passou a apresentar sinais de retração no dia 19 de março, que marcou 2,3% a menos de consumo em relação à semana anterior. Já no domingo, dia 22 de março, a queda foi ainda maior, chegando a 8,9%.

De fato, isso também provocou a queda da necessidade de geração hidrelétrica, o que possibilita a recuperação do nível de armazenamento dos reservatórios.

Embora esse alívio seja passageiro e suas causas sejam muito prejudiciais, com certeza, a redução dessas emissões fósseis são realmente significativas para promoção dos balanços anuais do meio ambiente.

Redução da poluição dos mares

Recentemente, um vídeo de tartarugas marinhas nadando em água cristalina perto do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro,viralizou nas redes sociais. Isso porque, há tempos as tartarugas não eram mais vistas por aquelas regiões.

O professor JulioWasserman, oceanógrafo da Universidade Federal Fluminense (UFF) afirmou que, somente pelas imagens não dá para concluir o motivo da água parecer tão limpa, e disse ainda que serão necessárias medições para averiguar a causa.

Contudo, ele não descarta a possibilidade dos mares realmente estarem menos poluídos nas regiões centrais do Rio de Janeiro, onde muitas indústrias e escritórios estão vazios e por, isso, podem ter dado uma trégua de resíduos industriais nas águas.

Enfim, pessoal, curtiram o post da Vegano Shoes sobre a relação entre a pandemia e o meio ambiente? Conte para nós nos comentários!

Continuem ligados no blog, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um abração, se cuidem e se puderem, fiquem em casa!