De fato, algumas das maiores ameaças à saúde pública dos últimos 20 anos foram provocadas, diretamente, pelo consumo de produtos de origem animal.

Embora o cenário atual não seja nenhum pouco satisfatório, a verdade é que o consumo intensivo de derivados animais intensifica os riscos à saúde global.

No entanto, alguns são ainda mais preocupantes, como o Covid-19, causado pelo temido coronavírus.

Sim, é preciso destacar que esses vírus perigosíssimos que estão surgindo nos últimos anos ainda não atingiram sua capacidade máxima de nocividade, que chegará junto com o fenômeno da resistência aos antibióticos, o que a OMS classifica como uma das maiores ameaças às vidas humanas.

Portanto, a nível de informação, mas também, de conscientização, no post de hoje, o Blog da Vegano Shoes apresenta as 3 doenças provocadas pelo consumo animal.

Carne bovina com hormônios

Sobretudo, uma das 3 doenças provocadas pelo consumo animal foi a carne bovina.

Com hormônios que, como o próprio nome diz, continha hormônios esteroides, frequentemente utilizados nas fazendas americanas para intensificar o desenvolvimento animal.

O fato ocorreu em 1988, nos EUA e, logo após a divulgação do ocorrido, abriu-se uma disputa entre Europa e EUA.

Contudo, em 2019, mais de 30 anos depois da ocorrência, as nações chegaram a um acordo para permitir que os EUA exportassem 35 mil toneladas de carne bovina sem hormônio para a Europa anualmente.

A “vaca louca”

Se o nome em si já é horrível, acredite: a doença foi ainda pior.
Uma das 3 doenças provocadas pelo consumo animal (e umas das mais angustiantes) surgiu 30 anos atrás.

Os primeiros casos de encefalopatia e espongiforme bovina (BSE) foram notificados na Grã Bretanha e registrados como “doença da vaca louca”.

Embora o Reino Unido tenha iniciado uma severa vigilância passiva do gado, em meados da década de 90, os primeiros casos da doença passaram a ser descobertos em pessoas.

De fato, isso ocorreu porque os alimentos enriquecidos com farinhas produzidas pela incineração de ossos de outros bovinos anteriormente abatidos foram consumidos pelo gado.

O que forçou as cavas e estabelecerem um verdadeiro canibalismo.

Essa doença, gravíssima, provoca a morte progressiva das células nervosas cerebrais de maneira muito mais rápida do que qualquer outra demência, podendo levar a morte dentro de três meses.

O maior número de contágio aconteceu na Inglaterra, onde 158 pessoas foram mortas e milhares de vacas perderam suas vidas.

Gripe aviária

Antecessor do coronavírus e um dos mais recentes medos também foi causado por uma das 3 doenças provocadas pelo consumo animal.

Espalhada por todo mundo e capaz de infectar todas as espécies de aves, a gripe aviária surgiu em 2003, em áreas do Sudeste da Ásia.

Naquele momento, a OMS emitiu um comunicado pedindo para que todas as instituições internacionais cooperassem com a implementação de ações coletivas para prevenir o risco da transmissão do vírus aos humanos.

Contudo, desde 2003, o H5N1 saltou em diversas espécies. Infectou gatos e ratos e tornou-se uma grande preocupação.

Embora a capacidade do vírus de infectar porcos seja conhecida a bastante tempo, o descuido de seres humanos com os porcos e aves é tido como um dos maiores fatores de risco.

Tratando-se de epidemias recentes, desde 2003, foram notificadas também algumas infecções humanas. Caracterizadas por gripes agudas que, em muitos casos, levam à morte.

Entre os anos de 2003 e 2005. A gripe aviária causou 129 mortes, a maior parte delas, na Ásia, mas também trouxe consigo uma preocupação que reduziu, não só o consumo de carne branca como o sacrifício de milhões de aves inocentes em todo o mundo.

Enfim, nós, da VeganoShoes acreditamos que a melhor forma de evitar catástrofes é fazer escolhas conscientes como, por exemplo, eliminar o consumo de produtos de origem animal.

Afinal, agora, mais do que nunca, podemos afirmar que nossas preferências alimentares causam enorme impacto, não só no reino animal, como na saúde das pessoas e do planeta como um todo.

Curtiu esse post ? Aproveite para compartilhar com amigos e familiares carnistas, ainda há tempo.

Continue ligado(a) no blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas novidades por aqui!