Farofa Crocante

O especial de Natal da Vegano Shoes, traz um prato conhecido que está presente na cultura gastronômica: A farofa.

A farofa é um dos acompanhamentos mais apreciados. É uma iguaria servida desde uma simples refeição do dia a dia até uma ceia de Natal.

A principio, ela surgiu entre os índios, séculos antes da colonização portuguesa, sendo uma das receitas mais antigas da culinária nacional.

Finalidade

Com a finalidade de, substituir o tempero nas comidas e para não sentir o gosto cru dos outros alimentos integrantes da refeições.

Contudo, nessa época, comia-se com as mãos, sendo assim, a farinha tinha um papel importante também para dar liga aos alimentos.

Além disso, é um alimento de baixo custo e de fácil preparo.

Ademais, a farofa é considerada um carboidrato, sendo assim, é fonte de energia. Além disso, por ser versátil você pode montar do seu jeito!!

Receita

Ingredientes:

  • Óleo vegetal – 1 xícara
  • Creme de cebola Vegano – 1 pacote
  • Proteína texturizada de soja (PTS) clara (nesse caso você não deve hidratá-la – esse é o segredo da crocância) – 1 xícara
  • Farinha de mandioca biju (não pode ser a farinha de mandioca comum – somente a biju dará esse resultado 😉 – 2 xícaras

Modo de Preparo:

Em um penela, coloque o óleo vegetal e ligue o fogo em temperatura média. Aguarde o óleo esquentar e acrescente o creme de cebola. Mexa até dourar. Assim que dourar, coloque a soja crua e misture por dois minutos, mantenha a temperatura média para não queimar.

Então, coloque a farinha de mandioca flocada e misture até dourar a farinha.

Então, sua farofa está pronta!!

Deixe sempre o fogo na temperatura média enquanto estiver fazendo a farofa. Monitore o tempo todo e vá mexendo para não deixar nenhum ingrediente queimar 😉

Especial de Natal: Confira outras receitas aqui no Blog da Vegano Shoes