diego-ph-fIq0tET6llw-unsplash.jpg

Embora muitas pessoas ainda não reconheçam a tamanha importância da sustentabilidade, alguns jovens brasileiros estão focados no desenvolvimento de soluções com intuito de reduzir os impactos causados pela sociedade no meio ambiente.

E é com muito orgulho que, no post de hoje, nós, da Vegano Shoes apresentamos os 4 produtos sustentáveis elaborados por estudantes tupiniquins. Confira abaixo:

fengyou-wan-42mVTKFfOM-unsplash.jpg

COPO TÉRMICO COM FIBRAS DE COCO

A princípio, as fibras do coco levam aproximadamente 8 longos anos para se decomporem na natureza. Porém, graças a uma iniciativa de três alunos da ETEC Trajano Camargo, em Limeira, elas se transformam em copos térmicos que, além das fibras, também utilizam canos de PVC reaproveitados e fibras de carnaúba – uma resina natural de extração sustentável.

O produto desenvolvido pelos jovens ganhou o nome de Termicoco. Além disso, a expectativa dos estudantes é de que o projeto seja aprimorado com o objetivo de produzir garrafas térmicas eficientes.

eric-zhu-HK08KgNt5tM-unsplash

BAÚ SOLAR PARA MOTOQUEIROS

Se o trânsito já é caótico para os condutores de carros, imagine só para quem anda de moto todos os dias. Contudo, com o propósito o de aproveitar o tempo dos motociclistas no trânsito de forma sustentável, um grupo de estudantes de informática da Zona Leste de São Paulo criou o Kit Baú Solar, um sistema totalmente inovador que conta com uma placa fotovoltaica instalada no baú da moto que pode ser utilizada para carregar celulares e outros aparelhos durante os percursos.

No padrão elaborado pelos alunos, a energia do sol é processada a partir do painel e direcionada a quantos cabos USB forem necessários para garantir que os aparelhos permaneçam ligados e carregados em situações de emergência. Demais, né?

ascasfasfcas.jpg

TIJOLO DE JORNAL

De fato, os materiais de construção são verdadeiros inimigos da natureza. No entanto, três alunos de Ribeirão Pires desenvolveram um tijolo feito de jornal e gesso que tem impacto zero no meio ambiente. Além disso, cada unidade tem custo médio de fabricação de cinco centavos e pode ser facilmente elaborada de forma artesanal.

Outra vantagem é que o tijolo de jornal é mais leve e muito mais resistente do que a versão convencional. Embora, essa solução seja de suma importância, ainda não há expectativa para a comercialização.

animal-land-ybzXAIh648w-unsplash.jpg

LANTERNA SUSTENTÁVEL PARA BICICLETAS

A partir do propósito de reduzir o descarte de pilhas e baterias no meio ambiente e garantir mais segurança aos ciclistas, um grupo de três jovens estudantes da cidade de Bebedouro (SP), criou uma lanterna que é ativada a partir da energia gerada pelas pedaladas. Além disso, o objeto foi desenvolvido com peças recicladas de impressoras. Chamado de Eletrophotobike, o dispositivo ainda é durável e resistente à água.

Como o módulo transforma a energia mecânica em eletricidade, o equipamento não se mantem aceso quando a bicicleta é estacionada, o que aumenta a vida útil da lanterna. Até o momento a Eletrophotobike ainda está em fase de testes. Contudo, seus criadores têm o propósito de inserir o produto no mercado com preços acessíveis, de modo a estimular a compra e o interesse por ferramentas ecológicas e inovadoras.

E aí pessoal, curtiram as 4 soluções sustentáveis desenvolvidas por jovens brasileiros? Nessas horas, percebemos o quanto estamos em boas mãos, não é mesmo?

Conte nos comentários qual iniciativa foi a sua favorita e continue ligado (a)  no blog da Vegano Shoes, vem muita coisa boa por aí!

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos