Tire suas dúvidas sobre Ora-pro-nóbis no blog da Vegano Shoes

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o país com maior biodiversidade do planeta e concentra mais de 20% do número total de espécies existentes na Terra.

Por conta disso, nosso território ostenta grande variedade de plantas, sementes, flores, castanhas, folhas e frutos comestíveis. E ainda que tenhamos conhecimento apenas de uma pequena fração desse rico universo alimentício, se exercitarmos melhor nosso olhar e paladar, é possível encontrar inúmeras novas opções, nutritivas e econômicas, como é o caso da Ora-pro-nóbis.

Originária do continente americano, a Pereskia Aculeata, também conhecida como Ora-pro-nóbis é uma planta que pode ser utilizada como cerca viva, ornamentação ou, até mesmo, alimento. Pertencente à família das cactáceas, a planta possui alto índice de proteína e tem sido muito vista na culinária vegana. Facilmente encontrada na região Sudeste do Brasil, a Ora-pro-nóbis se adapta aos mais diversos tipos de solo e climas.

Saiba mais sobre a Ora-pro-nóbis

Sobretudo, a ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira que, geralmente, atinge cinco metros de altura e tem ramos cheios de espinhos – o que auxilia na proteção dos ambientes. Além disso, possui frutos amarelos e redondos que, normalmente, surgem entre os meses de junho e julho. Suas flores são brancas, pequenas, perfumadas e comestíveis e se apresentem no período de janeiro a abril.

Propriedades

Repleta de benefícios, a planta possui grande variedade nutricional e conta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, depurativas, revigorantes, e regenerativas. Ademais, possui em sua composição minerais essenciais como fósforo, cálcio e ferro, fibras, aminoácidos, proteínas e Vitaminas C, A e B.

Confira os benefícios da Ora-pro-nóbis

– Contribui para o bom funcionamento intestinal e digestivo;

– Promove saciedade;

– Auxilia na reconstituição da flora intestinal;

– Previne prisão de ventre e tumores no intestino;

– Reforça o sistema imunológico;

– Auxilia no combate aos radicais livres;

– Previne o envelhecimento celular precoce;

– É uma boa aliada na saúde da pele, olhos e cabelos;

– Seu alto teor de proteína (25% da sua composição) faz da Ora-pro-nóbis um ótimo alimento para substituir alimentos de origem animal.

Como consumir

Dessa forma, por ser bastante versátil, a planta pode ser utilizada como alimento, fins medicinais ou cerca viva. Na culinária, pode ser usada como ingrediente para farinha, recheios salgados, tortas, pães, sopas, refogados, saladas e muitos outros. O preparo das folhas de Ora-pro-nóbis como ingrediente gastronômico é extremamente simples. Basta lavar bem e usar em grande quantidade, isso porque, após o preparo, o seu volume é consideravelmente reduzido, assim como ocorre com o espinafre.

As folhas de Ora-pro-nóbis possuem sabor neutro e textura macia.

Como plantar

Sobretudo, a variedade mais indicada para o cultivo é a que produz flores brancas. É possível encontra-la em feiras de produtores.

A princípio, inicie o plantio no começo do período das chuvas. Por mais que a hortaliça seja resistente à seca, o acesso à água nessa fase auxilia no desenvolvimento dos ramos.

Além disso, é preciso considerar que a Ora-pro-nóbis é propagada através de estacas. Por isso, para estimular melhor propagação das mudas, utilize a região localizada entre as partes mais tenras e mais lenhosas da haste. Cada estaca deve ser cortada com 20 centímetros de comprimento. Posteriormente, enterre 1/3 em substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra de esterco curtido.

Após o enraizamento, transplante as mudas para um local definitivo com espaçamento de 1 a 1,30 metros entre as fileiras e de 40 a 60 centímetros entre as plantas. Importante: Mantenha o solo rico em matéria orgânica para garantir pleno desenvolvimento das plantas.

Manutenção e colheita

Posteriormente, é preciso realizar manutenções de dois em dois meses e pode os ramos a cada 75 a 90 dias durante as estações chuvosos e a cada 90 a 100 dias no período da seca.

Normalmente, a colheita da Ora-pro-nóbis pode ser feita a partir de três meses após o plantio. Para verificar se a planta está pronta para ser colhida, verifique suas folhas, que devem apresentar entre 7 a 10 centímetros de comprimento.

Atenção:

Não se esqueça de usar luvas no momento da coleta, afinal, a planta contêm espinhos que podem causar lesões. Em suma, cada corte rende entre 2.500 e 5.000 quilos de folhas por hectare.

Enfim pessoal curtiram saber mais sobre a Ora-pro-nóbis? Quem já experimentou o sabor da planta? Conte para nós nos comentários e continuem ligados no blog da Vegano Shoes, vem muita coisa bacana por aí!