dan-smedley-k5uXZniydCg-unsplash

Um notícia boa em meio a tantas autorizações de áreas para desmatamento e concessões para a entrada (e consumo) de novos agrotóxicos em terras brasileiras é, que, em contra partida, a quantidade de veganos declarados tem aumentado significativamente.

Como sabemos, para acompanhar os adeptos desse movimento que envolve ética e amor a todas as formas de vida, a cada dia, surgem novos restaurantes, artigos de moda e muito mais.

Sobretudo, o veganismo é baseado em seguir os princípios pelos quais o ser humano possa viver sem explorar os animais. Além disso, o estilo de vida luta para findar a cultura especista que utiliza animais para alimentação, trabalho, criação de peças para vestuário, etc.

hannah-morgan-ycVFts5Ma4s-unsplash.jpg

Mas, infelizmente, a verdade é que, além dos alimentos, muitos produtos que consumimos no dia a dia incluem substâncias de origem animal.

Um exemplo disso é que, de acordo com o estudo do Conselho de Pecuária de Ontário, no Canadá, 45% dos animais utilizados na produção de alimentos, também são usados para a fabricação de artigos não comestíveis.

Por isso, para manter vocês atentos e informados, o blog da Vegano Shoes trouxe uma lista de 5 produtos básicos que podem conter substâncias de origem animal.

Confira abaixo:

nicolas-tissot-2XSpU-6siwk-unsplash.jpg

1- Fogos de artifício
Esses elementos festivos totalmente desnecessários, além de aterrorizarem bichos, crianças e idosos com o barulho que causam e desestabilizarem a rotina dos pássaros, ainda incluem, em suas fórmulas, um componente chamado ácido esteárico, presente na maior parte das gorduras animais.

Porém, o caso desses produtos é ainda pior, já que nenhum fabricante informa se a substâncias existentes são de origem animal ou vegetal.
Porém, nós da VeganoShoes acreditamos que nenhum vegano ou vegetariano concorda com a compra e o consumo de fogos de artifícios, não é mesmo?

fhvk.jpg

2- Sacolas plásticas
Grandes inimigas do meio ambiente, as sacolinhas descartáveis, assim como diversos outros artigos fabricados a partir de plástico contêm em sua composição gordura animal, para reduzir o efeito estático que podem causar.

Este é mais um grande motivo para eliminar de vez esses itens do seu dia a dia e passar a priorizar as ecobags, que além de muito mais bonitas, são duráveis e sustentáveis.

gfhjxf.jpg

3- Alimentos avermelhados
Balas, pirulitos, coberturas de sorvete e muitos outros alimentos de cor avermelhada podem conter traços de animais. Isso porque o corante de alimentos E120, também conhecido como carmin é extraído do exoesqueleto da fêmea da cochonilha, um inseto.

Além disso, esse corante, por não ser considerado tóxico, também é constantemente utilizado em cosméticos como batons e, até mesmo, em cápsulas de medicamentos.

Portanto, para identificar se um produto leva cochonilha em sua composição, fique atento à embalagem, se existir no rótulo a mensagem “feito com corantes naturais” é bem provável que o item acompanhe resquícios das fêmeas dos besouros, já que os outros corantes vermelhos são produzidos de forma sintética.

brennan-ehrhardt-hale2smkwai-unsplash.jpg

4- Bicicletas:
Embora as bicicletas sejam consideradas um dos meios de transporte mais sustentáveis, grande parte dos fabricantes utiliza ácido esteárico, (componente presente na gordura animal) nos pneus com o intuito de atribuir a eles maior durabilidade.

Porém, existe uma versão vegetal do ácido. Portanto, para comprovar quais são as substâncias presentes no pneu da sua bicicleta, vale à pena pesquisar e se informar.

jefferson-santos-fCEJGBzAkrU-unsplash

5- Instrumentos musicais
A cola de madeira, muito utilizada em instrumentos como violões, violinos e pianos é feita de maneira absolutamente cruel a partir de ossos de animais. Porém, como na maioria dos casos, existe uma alternativa consciente.

Ou seja, é possível encontrar alguns fabricantes que utilizam cola sintética e totalmente livre de qualquer resquício animal. Por isso, resta a nós, veganos, vegetarianos e amigos do meio ambiente, pesquisarmos as melhores soluções possíveis.

E aí pessoal, gostaram do post? Faltou algum item muito comum no dia a dia que pode incluir resquícios animais? Se sim, conte para nós nos comentários. Em breve faremos uma parte 2 dessa lista.

Continuem ligados no blog da Vegano Shoes e fiquem por dentro das notícias sobre o meio ambiente, dicas de sustentabilidade, resenha de produtos e muito mais!

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos