Nós da Vegano Shoes conhecemos e nos encantamos com as vantagens e sustentabilidade apresentadas pela Madeira Plástica, por isso, fizemos esse post informativo especialmente para vocês. Afinal, acreditamos que todas as alternativas que pretendem auxiliar na preservação do meio ambiente e no combate ao desmatamento devem ser compartilhadas.
A madeira plástica é um produto incrível que tem textura de madeira, cor de madeira, ranhuras de madeiras, mas, além de não possuir nenhuma relação com o desmatamento de florestas, ainda é formada a partir de uma fantástica técnica de reciclagem.
Basicamente, a matéria-prima necessária para a fabricação da madeira ecológica é o lixo plástico: garrafas PET, sacolinhas, papelões e outros detritos industriais são triturados e transformados em grãos.
Logo após, o material formado é moído, sugado por um misturador e recebe pigmento por meio de um produto químico, capaz de conceder aderência à madeira e transformá-la em uma massa, que é aquecida a 180º, e depois, rapidamente, resfriada para condensar em, aproximadamente 10º. Pronto, assim surge a madeira plástica, uma substância milagrosa, que beneficia as florestas, o meio ambiente, e ainda, oferece novas utilidades aos detritos plásticos.
Embora ainda seja pouco conhecida, o uso da madeira plástica nas construções vem crescendo consideravelmente. Alguns estudos estão sendo realizados com o objetivo de encontrar meios para estabelecer o material no mercado da construção civil e torna-lo mais tecnológico e popular.
Entre as inúmeras vantagens da madeira plástica o destaque fica para a estética. O material é idêntico à madeira maciça, é resistente aos fungos e cupins, não retém umidade, possui mais durabilidade do que a madeira comum e pode ser uma ótima alternativa para fazer quase tudo que, atualmente, é produzido por madeira como bancos, decks, portas, fachadas, muros, pergolados e muito mais.
Eficiente por conta das suas diversas aplicações e por evitar danos ao meio ambiente, a solução já é bastante utilizada nos países da América do Norte, Europa e Japão e vem conquistando o mundo a partir do conceito de reciclagem do plástico do pós-consumo.
Mas, a madeira plástica fabricada no Brasil é totalmente diferente de todas as outras, isso porque ela é composta de 100% plástico provenientes de resíduos que não interessem a ninguém, como plástico industrial e rejeitos de grandes companhias, que, graças à iniciativa, não são mais jogados em aterros sanitários, além disso, a madeira acompanha componentes SUV anti-chama e é pigmentada.Todos esses benefícios tornam o processo brasileiro o mais sustentável de todo o planeta.
O mais bacana é que, embora a madeira plástica preste um papel fundamental no âmbito ecológico por conta da recuperação de matérias-primas e redução do descarte incorreto de resíduos industrias e a emissão de CO2, esta não é a única área em que a solução atua, na esfera social, contribui para a geração de empregos e auxilia os profissionais de cooperativas de reciclagem e, economicamente, por evitar gastos com os despejos industriais, apresenta alta durabilidade e dispensa manutenção frequente.
Confira abaixo um simples comparativo sobre a madeira comum e a madeira plástica:
Madeira Convencional | Madeira Plástica |
Passa por processos para evitar o apodrecimento. | Não requer tratamentos especiais. |
Pode perder a resistência e se soltar dos seus alicerces. | Alta fixação com o uso de pregos e/ou parafusos. |
Seu uso em ambientes externos pode ser prejudicial | É ideal para áreas externas |
Exige selo de certificação, o que torna seus custos equivalentes aos da madeira plástica. | Não necessita de certificação ambiental |
Agora que você já conhece os benefícios da madeira plástica, que tal repensar os produtos que você tem aplicado em suas obras e considerar o emprego desta alternativa em seus próximos projetos?
Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.
Deixe um comentário