photo-1514313996915-89d3aff2b79e.jpg

Crueldade animal nunca esteve na moda, isso é fato! Mas, nós da Vegano Shoes acreditamos que, em um futuro próximo, o mundo enxergará a questão da utilização de pele animal como matéria-prima para roupas tal como é:antiquada, impiedosa e primitiva. Uma prova disso é o número, cada vez maior, de grifes e marcas grandiosas que abandonaram o uso de couro e peles em suas confecções.

Esta é a maior confirmação do quanto um movimento social pode influenciar no universo fashion, afinal, ativistas ao redor do mundo inteiro têm lutado para que o hábito de matar animais para fabricar “peças de luxo” seja, finalmente, findado. Outro fator importante é a tendência do consumo consciente, que cresceu consideravelmente nos últimos tempos devido à quantidade de informação disseminada. Atualmente, as pessoas têm dado mais importância às compras com ética e priorizado produtos ecológicos e livres de crueldade animal.

photo-1522322659370-3c98da30c99c

Uma pesquisa realizada em 2018 pela McKinsey&Company em colaboração com a Business of Fashion, constatou que 66% dos consumidores millennials estão dispostos a escolherem marcas que abrangem iniciativas sustentáveis. A partir do momento em que a predisposição parte dos próprios compradores, as empresas que desejam continuar suas atividades mercadológicas devem se adaptar. Por isso, o movimento Furfree, traduzido como “pele livre” vem ganhando, a cada dia, mais adeptos no mundo da moda. Confira abaixo sete grifes influentes que decidiram abolir o uso de pele animal.

 

  • Calvin Klein
    Uma das grifes pioneiras do movimento furfree, a Calvin Klein anunciou, em 1994 que não usaria mais peles em nenhuma coleção. De acordo com o designer, as razões que acarretaram a eliminação das peles envolveram a maneira como os humanos tratam os animais e do fato da label não partilhar com os fundamentos da indústria da crueldade.

 

  • Ralph Lauren
    A marca americana não usa pele em suas confecções desde 2006, a decisão foi mais simples, já que a Ralph Lauren utilizava peles animais apenas em linhas pontuais e específicas.

 

  • Vivienne Westwood
    A estilista britânica Vivienne Westwood, também conhecida como a dama do punk, utilizava peles em suas coleções até 2007. No mesmo ano, conheceu os membros do PETA e mudou seus conceitos, eliminou qualquer material de origem animal, repensou suas convicções e atualmente, é considerada uma das grandes defensoras da proibição do uso de pele animal no mundo fashion.

photo-1494256997604-768d1f608cac

  • Giorgio Armani
    Em 2016, a grife Armani confirmou a intenção de eliminar o uso de peles animais. A primeira coleção furfree da label surgiu na coleção de outono/inverno do mesmo ano.

 

  • Gucci
    Marco Bizzario, CEO da grife europeia, declarou em outubro de 2017 que a Gucci estava comprometida em remover peles animais de todas as suas coleções, inclusive aquelas que já estavam no mercado.

 

  • Versace
    Em março de 2018, a consagrada estilista Donatella Versace, anunciou que a marca italiana não usaria mais peles de animais em seus produtos. Donatella ainda declarou para a revista The Economist que não parecia certo matar animais para fazer moda.

 

  • Chanel
    Em dezembro do ano passado, a Chanel anunciou a eliminação do uso de peles de animais exóticos como lagartos, cobras e arraias, devido à dificuldade de encontrar os materiais que correspondam às exigências da marca. Podemos observar que a decisão NADA tem a ver com o movimento furfree, até mesmo porque a Chanel, infelizmente, segue utilizando peles. O presidente da label Bruno Pavlovsky declarou que, futuramente, a empresa pretende utilizar apenas couros de animais já utilizados na produção de alimentos.

 

Uma pena que, em pleno 2019, a conscientização ainda não tenha chegado até uma das maiores grifes do mundo, não é mesmo?

photo-1484913503836-6f282489afae

Nós da VeganoShoes procuramos observar a questão do movimento furfree com otimismo, pois acreditamos que, mesmo que muitas dessas marcas ainda utilizem o couro, este é o primeiro passo, de muitos que estão por vir, rumo à construção de um mundo totalmente livre de crueldade.

E você? O que acha sobre a abolição do uso de peles anunciada pelas grandes marcas? Conte para nós nos comentários!

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos