Como sabemos, o couro é a pele animal tratada quimicamente. E, embora seja considerado um material forte e resistente, as inúmeras questões éticas e ambientais envolvidas nos processos de produção, compra e consumo nos conscientizam de que utilizá-lo em pleno século XXI, definitivamente, não vale à pena.

abandonar-o-couro-materiais-alternativos-07-blog-vegano

Antigamente, o couro tinha como principal missão proteger os humanos do frio. Mas, atualmente, só é visto como uma matéria-prima de boa qualidade e durabilidade, e, por esses motivos, ainda é considerado um produto nobre. Além disso, a maior parte das pessoas acredita que o animal que deu origem ao couro seria morto de qualquer maneira, para que a sua carne fosse consumida, mas este é um grande equívoco, já que, cerca de 20% do preço de um bovino se deve ao couro.

beautiful young girl

 

Isso indica que, apesar de a matéria-prima ser considerada um “subproduto”, o couro rende bastante aos pecuaristas. É um grande erro pensar que no caso dos “subprodutos” a compra e o consumo estão liberados pois, a cada vez que compramos, incentivamos o trabalho de pessoas que lucram com vidas animais, patrocinamos esse ciclo que resume vidas à simples matérias-primas e relaciona um ser senciente a um produto.Além disso, o alerta ambiental também nos convence a recusar qualquer produto feito a partir do couro.

 

O sistema de fabricação do couro consiste em transformar peles descartadas por frigoríficos em “tecido” para roupas, calçados, móveis e diversos outros itens. Durante o processo, toneladas de litros de agentes químicos corrosivos são utilizados, elementos que, na maior parte das vezes, são depositados em aterros sanitários e vão parar no meio ambiente sem qualquer cuidado com o descarte. O impacto ambiental produzido pelo couro é imensurável, são florestadas desmatadas para o pasto, desperdício de água potável e toda a poluição gerada durante o processo.

abandonar-o-couro-materiais-alternativos-01-blog-vegano

Uma ótima alternativa ao couro legítimo é, sem dúvidas o material sintético, que evoluiu muito ao longo dos anos e perdeu a característica “plástica” pela qual era identificado alguns anos atrás. O avanço da tecnologia proporcionou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de materiais paralelos e com qualidade e durabilidade proporcionais ao couro natural bovino, mas que possuem vantagens ambientais.
Entre os materiais alternativos, o sintéticos podem ser feitos de:

abandonar-o-couro-materiais-alternativos-02-blog-vegano-shoes-garrafa-pet

– (PET) O chamado polietileno tereftalato, é constituído por uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e é utilizado em fibras artificiais. Por ser um produto que pode ser reciclado mais de uma vez, é uma opção muito mais ecológica que o couro.

 

– (PU) Também conhecido como poliuretano, tem sido utilizado na fabricação de bolsas, jaquetas, sapatos, tênis etc. O material oferece texturas semelhantes as do couro natural e, além disso, possui excelente qualidade.  O PU é mais resistente ao ressecamento e capaz de se manter macio por muito mais tempo.

 

– Látex: considerado um tipo de “couro vegetal” obtido por meio do látex da Amazônia o material começou a ser produzido a partir de projetos sociais de sustentabilidade. Dessa forma, foi iniciada a produção de pastas, bolsas e sapatos por meio da matéria-prima semelhante ao couro.

Vale lembrar que nenhum desses materiais é considerado “couro ecológico” e inclusive, esse termo é pelos adeptos do veganismo.

A única diferença entre o couro ecológico utilizado erroneamente, principalmente e o couro bovino é o processo de curtimento, ou seja, ao invés de se utilizarem metais pesados, como o cromo, no processo de produção do couro ecológico são utilizadas substâncias alternativas, como taninos vegetais. É preciso lembrar que  o couro ecológico também é fabricado a partir da pele animal, mas é isento de aditivos poluentes ao meio ambiente e nocivo aos seres humanos. Por isso, o seu custo é maior do que o couro tradicional, e, nem por isso, deixa de ser uma material anti ético.

É necessário ainda considerar que, a indústria de polímeros também é poluente, mas, se pensamos pelo lado ético, a utilização de sintético ainda é a melhor alternativa.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos