As manifestações contra os testes em animais tem sido cada vez mais frequentes, é interessante que as pessoas estejam criando consciência e compaixão à respeito de uma prática que gera tanta crueldade e sofrimento. Pensando nisso, nós da Vegano Shoes, trouxemos alguns fatores importantes para que você, leitor, entenda o que ocorre com os animais durante os testes e repense as suas escolhas sobre as marcas e os produtos que submetem os bichinhos a tanto tormento.

crueldade-testes-animais-vegano-shoes-03-coelhos

Para testar medicamentos, cosméticos e outros insumos industriais, milhares de animais, em sua maioria roedores, cães e gatos são mantidos em laboratórios e escravizados. O especismo causa a eles um sofrimento desumano com a inserção de substâncias químicas em seus olhos, inalação de fumaça e implantação forçada de eletrodos em seus cérebros.

Normalmente, são utilizados animais de pequeno porte, considerados mansos e dóceis, para facilitar o processo realizado pelos institutos de pesquisa. Um grande exemplo desse cenário são os cães da raça beagle, os preferidos dos praticantes da vivissecção.

crueldade-testes-animais-vegano-shoes-04-cachorro-beagle

A indústria da beleza é, sem dúvidas, a mais cruel de todas. Diversas marcas de cosméticos e demais itens de finalidade estética ainda utilizam esse recurso desumano, mesmo com tantas outras opções disponíveis. Os coelhos são os mais escolhidos para os testes, por terem olhos grandes que “ajudam” na verificação dos resultados. Para que os animais não arranquem os próprios olhos em decorrência da dor, eles são presos em um suporte onde apenas as cabeças ficam expostas. Essas provas duram até 18 dias e, durante o período, os coelhos ficam com os olhos permanentemente abertos por clips de metal e são impedidos de dormirem ou, até mesmo, piscarem. Entre as diversas consequências, os pequenos, tidos como cobaias sofrem de cegueira, úlcera, inflamações e hemorragias e pelo menos, 9% deles são mortos por conta da ação dos anestésicos.

Além de toda crueldade, os testes em animais atrasam o próprio desenvolvimento da ciência. Os especialistas se dividem sobre o papel desenvolvido pela prática. Enquanto alguns acreditam que não há condições de haver novas descobertas importantes para a saúde humana com a paralisação dos testes, outros, defendem que a realização dos testes em animais impede a evolução da ciência, mantendo-a como um conhecimento arcaico e sem inovação.

crueldade-testes-animais-vegano-shoes-02-gato

O médico norte-americano Ray Greek, assumidamente a favor do fim dos testes em animais disse, em 2010 à Revista Veja que as drogas deveriam ser testadas primeiramente em computadores, depois em tecido humano e, posteriormente, em seres humanos, Greek ainda declarou que as próprias indústrias farmacêuticas já afirmaram que esse será o método de testes de remédios futuramente. Mas então, porque não começar desde já? A resposta é sucinta: interesses econômicos. Infelizmente, o lucro das indústrias com os testes em animais é infinitamente maior do que com a busca de novas práticas como as células tronco embrionárias e outras soluções criadas em laboratório, que já são realidade e garantem resultados próximos dos esperados em pessoas, já que utilizam o próprio tecido humano.

Enquanto a indústria não evolui e não se conscientiza, cabe a nós, consumidores, pesquisarmos e priorizamos as marcas engajadas com a proteção animal. Nós, da Vegano Shoes assumimos essa responsabilidade e não há nenhuma matéria-prima de origem animal em nossos produtos, porque sabemos que todos os seres vivos são sencientes e não merecem serem submetidos à agressões em nome da vaidade humana.

Para saber quais as marcas ainda realizam testes em animais, deixamos o link abaixo:

https://luisamell.com.br/lista-negra-conheca-marcas-que-testam-em-animais-e-algumas-de-suas-desculpas-esfarrapadas-para-tentar-enrolar-o-consumidor-e-ainda-tudo-o-que-vc-deve-fazer-para-nos-ajudar-a-cabar-com-essas-cruel

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos