Imagem Carnaval.jpeg
Carnaval é época de folia, risadas e muita alegria. Para aproveitar o feriado com toda a diversão e respeito ao meio ambiente, a Vegano Shoes preparou algumas dicas de como ser um folião sustentável, seja na praia ou nos bloquinhos da cidade. Confira:
Cuide do seu lixo: Um dos maiores impactos negativos dessa época do ano é o aumento do consumismo em geral, que tem como consequência, a intensificação da produção de lixo. Serpentinas, confetes, adereços carnavalescos, garrafas d’água, latinhas de cerveja, tudo faz com que toneladas de lixo se acumulem durante os dias de festa.
Em casos de chuva, resíduos jogados no chão podem entupir bueiros e causar enchentes, além de agredir animais e o meio ambiente. A dica é evitar a compra de artigos que representem grande desperdício e sempre levar consigo uma sacolinha de lixo, para facilitar a limpeza ao sair de casa.
Poluição sonora: Engana-se quem pensa que não é necessário atentar-se à poluição sonora. É de suma importância saber conciliar a música alta que agrada e diverte os foliões com o mínimo de descanso e tranquilidade. Afinal, são muitos dias de festa, você não precisa maltratar seus ouvidos para curtir.
Balneabilidade: Antes de aventurar-se em um delicioso banho de mar, procure saber sobre a qualidade da água. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele e gastrenterite, além infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide. Esteja sempre atento à sinalização que indica se a água é própria ou não para o banho.
Maquiagem e Fantasia: Para seguir a linha da sustentabilidade, antes de comprar uma fantasia nova, verifique a possibilidade de utilizar uma fantasia antiga, aproveitar as peças do seu vestuário ou até mesmo revezar os trajes com amigos. Para os cosméticos e maquiagens, opte por produtos ecologicamente corretos. Eles se diferenciam dos cosméticos tradicionais porque suas fórmulas não possuem aditivos químicos, não agridem o meio ambiente e não são testados em animais. Além disso, são hipoalérgicos e não causam irritações na pele.
Alimentação: Para curtir as festas com mais energia e disposição, faça pelo menos três refeições ao dia, evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos. Priorize o consumo de alimentos de fácil digestão, como frutas, verduras e legumes. Invista nos sucos de fruta e não se esqueça de ingerir de dois a três litros de água diariamente.
Consciência na estrada: Se você pretende viajar de carro para curtir o Carnaval, é importante saber que, nessa época, o tráfego nas estradas é bastante intenso, por isso, a emissão de poluentes é maior e o risco de acidentes também. O folião consciente pode se organizar para viajar com o maior número de pessoas possível no carro, de forma a diluir os impactos da viagem. Uma boa dica é programar a saída nos horários de menos trânsito, para reduzir o tempo em marcha lenta e a emissão maior de carbono.
Desplugue-se: Você sabia que aparelhos eletrônicos como televisão, microondas e computador continuam consumindo energia mesmo quando desligados? Por isso, é de extrema importância desplugá-los da tomada, para que o consumo de energia seja reduzido. Faz bem pro meio ambiente e também para o seu bolso!