É possível tornar-se um herói do consumo consciente. Suas decisões, após a leitura dos rótulos devem conter responsabilidade socioambiental para que influenciem positivamente em toda a cadeia produtiva.
Fizemos uma listinha dos produtos, procedimentos e embalagens que você deve optar no momento de ir ás compras. Confira!
imagem 1
 
imagem 2
1. Frutas, Verduras e legumes locais e de época.
Eles causam menos emissão de poluentes e CO₂ no transporte. E o que é de época ainda tem a vantagem de consumir menos água durante o cultivo.
imagem 3
 
2. Lista de compras
Faça o cardápio da semana antes de ir ao supermercado, verifique o que você já tem e anote o que precisa comprar. Isso resulta em menos comida estragando na geladeira.

imagem 4
 
3. Sacola Reutilizável
Existem modelos de lona, tecidos, plásticos resistentes. Escolha a sua favorita e leve sempre com você. Uma boa dica é sempre deixar uma ou mais sacolas no carro ou na bolsa, para não correr o risco de esquecer.

iamgem 5
 
4. Produtos com pouca embalagem
Eles reduzem o uso de energia, a emissão de gases de efeito estufa e o material a ser reciclado ou jogado fora. Prefira produtos concentrados, com refil. Também vale optar por produtos a granel.

imagem 6
5.Escolha detergentes e sabão que não fazem espuma
Esses produtos são livres de fosfato. A espuma favorece a proliferação de algas nos rios, o que reduz a oferta de oxigênio e animais aquáticos.

imagem 7
 
6. Opte por produtos com selo verde de qualidade
Sempre atente-se aos rótulos. Existem alguns selos do governo, como o S.I.F., do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além dos selos de organizações da sociedade civil, que atestam o que você adquiriu – como os orgânicos, que são produzidos respeitando o meio ambiente e o bem-estar dos trabalhadores.

imagem 9
 
7.Latinha em vez de plástico
Embalagens de alumínio e aço são boas porque a coleta e a reciclagem são bem estruturadas, diminuindo custos e gastos de energia na produção e na exploração do solo para extração de minerais.