adam-griffith-sWkkIiTJMYc-unsplash

Aprenda o que fazer para ser o tutor perfeito do seu melhor amigo! 

O cachorro é o animal de estimação preferido dos brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 52,2 milhões de cães nas casas de todo o Brasil. Ainda de acordo com o IBGE, 44,3% dos 65 milhões de residências (28,795 milhões) têm pelo menos um cachorro.

Se você também quer fazer parte deste grupo, saiba que é uma das melhores decisões que pode tomar, mas é preciso conhecer alguns cuidados e técnicas para cuidar bem do cachorro. Confira as recomendações mais importantes e seja o melhor tutor do mundo para o seu pet!

Cuidados essenciais para ter um cachorro

Ao colocar essas dicas em prática, a relação entre você e seu mais novo amigo será uma incrível troca de amor e alegria!

jametlene-reskp-VDrErQEF9e4-unsplash.jpg

Ensine a usar o tapetinho higiênico

É importante educar o cachorro desde o primeiro contato, momento em que ele tende a estar mais aberto para o aprendizado, e uma das principais lições é o uso do tapete higiênico. Assim, as necessidades serão feitas no lugar certo na grande maioria das vezes.

Esses tapetes são bem práticos e úteis, principalmente para quem não quer levar o cachorro à rua para suas necessidades, mas é fundamental saber como ensiná-lo da maneira certa.

O tapete higiênico deve ser colocado longe do comedouro e do bebedouro do animal e, de preferência, ficar sempre no mesmo lugar, para que o processo de aprendizado não precise ser feito novamente.

viktor-forgacs-s5PBo248lOc-unsplash

Leve o animal até o tapete algumas vezes durante o dia e depois que ele comer, para incentivar o uso. Quando o cachorro fizer as necessidades no lugar errado, não brigue com ele e espere um pouco para limpar.

Sempre que ele usar o tapete corretamente, dê um petisco, faça carinho ou ofereça outra recompensa. Assim, ele aprenderá que fez a lição da maneira certa.

Ah, não se esqueça de que o tapete de fêmeas e filhotes deve ficar no chão, enquanto o de machos deve ser fixado metade na parede e metade no chão, graças ao movimento que eles fazem.

matthew-henry-2Ts5HnA67k8-unsplash.jpg

Capriche na escolha da caminha

A maioria dos cachorros deita e fica confortável em vários pontos da casa, mas é importante que eles tenham sua própria cama para dormir e descansar tranquilamente durante a noite.

Para escolher a caminha ideal, é importante ver como o seu cachorro dorme. Se ficar esparramado, é necessário escolher uma de tamanho maior, enquanto os que ficam aconchegados podem ficar em uma cama menor e com encostos para que se apoie.

matthew-henry-6x-hVXXiBxs-unsplash.jpg

Para acertar em cheio no tamanho, meça o cão enquanto ele dorme e adicione pelo menos 15 centímetros para que fique confortável. Além disso, se o cachorro ainda for crescer, é possível comprar uma maior e completá-la com almofadas ou cobertores.

Veja se o animal costuma ficar com calor ou com frio durante a noite para escolher o melhor tipo entre as camas tradicionais, tocas, redes ou cobertores. Prefira as de acabamento e material de maior qualidade e as que podem ser lavadas tranquilamente, como aquelas cujas capas podem ser separadas das almofadas.

camylla-battani-JgdgKvYgiwI-unsplash

Preste atenção na ração

Boa parte da saúde do seu cão está relacionada à escolha da ração, já que essa será a principal fonte nutricional para ele, e por mais que haja centenas de opções, a escolha não é tão difícil quanto parece.

O primeiro ponto é analisar a idade do cachorro. Quando eles são jovens, as necessidades nutricionais são mais intensas graças ao ritmo acelerado de crescimento e desenvolvimento. Por isso, as rações para filhotes são mais energéticas do que as para idosos, que são menos calóricas.

Além disso, também é importante ponderar o porte do cachorro. Os maiores precisam de uma grande quantidade de ração, enquanto os menores se alimentam com porções reduzidas. Isso impacta até mesmo no tamanho dos grãos.

chiang-henry-P2UelAD6Yxo-unsplash

Saber como ler os rótulos também é fundamental. Na composição da ração (e também dos alimentos para humanos), o primeiro item é o que está presente em maior proporção. Por isso, o item que abre a lista sempre deve ser alguma proteína animal, como carne, peixe ou frango.

A fórmula deve trazer conservantes naturais e as vitaminas e minerais que os cães precisam para sua saúde, como ferro, zinco, cálcio, cobre e manganês. Gorduras saudáveis, como as nomeadas de alguma proteína (gordura de vaca ou de frango) e grãos (arroz, cevada) também podem aparecer, já que possuem bom valor nutritivo.

Evite as rações econômicas e standard e opte pelas premium e super premium, cuja composição leva melhores ingredientes e oferece as vitaminas e minerais que os cães precisam. Além disso, evite as rações coloridas, que geralmente são feitas para agradar mais os tutores que os pets.

joseph-pearson-caxKSvD4GFQ-unsplash

Evite pulgas e carrapatos

Picadas, coceiras, vermelhidão e até alergias. Esses são alguns dos possíveis males trazidos por estas pragas, o que realça a necessidade de usar antipulgas e carrapatos em seu cachorro.

Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, cuide da casa e do ambiente em que o pet fica e mantenha-os sempre bem limpos e higienizados. Geralmente, as pulgas e carrapatos costumam ficar na caminha, nos cobertores e outros lugares em que o cão fica.

anya-potsiadlo-P8_RmeffU-w-unsplash

Para escolher o melhor antipulgas, o ideal é perguntar para o seu veterinário, pois o profissional dirá qual é o melhor produto de acordo com o perfil do cachorro, como coleiras, pipetas ou comprimidos. Além disso, certifique-se de usar a dose certa para o tamanho do animal e de sempre escolher produtos de qualidade comprovada.

Em casos de infestação, trate também da casa e do ambiente em que o animal fica com produtos especiais, como os desenvolvidos para aplicação no chão. Sempre siga as orientações de aplicação e mantenha o cachorro longe daquele local pelo período de tempo indicado pelo fabricante.

Além disso, sempre que o cachorro tomar banho, é fundamental olhar com cuidado para verificar se ele não está com nenhuma pulga, carrapato, ovos ou larvas. Em caso de qualquer dúvida, procure o veterinário o mais rápido possível.

dominique-troy-9mwKvRhzG_w-unsplash

Leve o cachorro para passear

Caminhar com o cachorro é uma atividade básica e essencial para a saúde do animal, além de deixá-lo mais feliz e satisfeito. Prova disso é a frase mágica “vamos passear?”, que já faz muitos cães abanarem a cauda e latirem de alegria.

Primeiro, tenha certeza de que o cão está protegido contra pulgas e carrapatos e com suas vacinas em dia. Afinal de contas, não dá para saber com o que o animal se deparará quando estiver em seu passeio.

devon-janse-van-rensburg-hSfok6PdwgE-unsplash.jpg

Bons acessórios para caminhada também são essenciais. Os melhores são as coleiras de peitoral, que trazem mais conforto, segurança e ergonomia ao animal e ao tutor e até mesmo evitam problemas que os modelos tradicionais podem trazer a longo prazo, como glaucoma.

O ideal é que o cachorro passeie duas vezes por dia pelo período de 30 minutos, mas se não for possível, leve-o pelo menos uma vez por dia. Assim, ele conseguirá gastar energia e ficará ainda mais contente. Só tome cuidado com a temperatura da calçada ou do chão: se estiver muito quente, espere até esfriar.

marco-lopez-z2jzpD0e9Lo-unsplash.jpg

Cuidado com os mimos em excesso

Sejam as raças maiores ou menores, com mais ou menos pelos, agitadas ou tranquilas, quem é que não quer mimar os cachorros, abraçá-los e não soltar e fazer todas as suas vontades? Pois é, mas é preciso tomar cuidado com isso.

Um pouco de mimo é saudável, é verdade, mas os cães precisam de educação. Quando são paparicados demais, existe a probabilidade de que eles desenvolvam comportamentos indesejados e, assim, tornem-se mais difíceis de lidar.

mia-anderson-xzE4-0gSYuo-unsplash.jpg

Se você fizer tudo que o seu cachorro quiser, então ele se recusará a te obedecer, incomodará os donos e outras pessoas e pode até mesmo passar a ser agressivo, já que o animal achará que é o dono da casa e que tudo precisa ser feito de acordo com sua vontade.

Sempre mostre que você é o líder da situação. Ao invés de dar um petisco apenas porque ele está pedindo ou latindo insistentemente, faça com que ele obedeça a uma ordem e, então, recompense-o por aquilo que fez. Carinho é saudável e muito bom, mas precisa ser oferecido com limites para não causar problemas.

jonathan-daniels-CdVG9f96kyg-unsplash

Cuide bem do seu cachorro!

Essa novidade pode fazer com que você não saiba tão bem como lidar com o animal, mas fique tranquilo, pois isso é normal e o aprendizado virá em etapas, tanto para você quanto para ele.

Aplique cada uma das dicas citadas, da escolha de uma boa caminha à educação com o tapete higiênico e à seleção dos melhores antipulgas para cachorro, e cuide do seu pet com todo o amor, carinho e respeito que ele merece!

Escrito por Leonardo Ponso.

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos