Casa Sustentável

 

Sustentabilidade começa em casa, se realmente quisermos mudar o mundo, o ponto de partida é transformar o ambiente em que vivemos.
Alguns pequenos detalhes fazem toda a diferença. Confira abaixo algumas dicas da Vegano Shoes para fazer do seu lar um cantinho todo especial e cheio de sustentabilidade.
1- Régua de tomada com interruptor:
Para conectar aparelhos como TV, Home Theater e TV à cabo, aposte na régua de tomada com interruptor. Dessa forma, os equipamentos não ficam modo stand-by consumindo energia e não será necessário tirar um a um da tomada o tempo todo.

2- Bateria carregada a energia solar:
Tem para celular e até para brinquedos. Esta é uma ótima dica para os papais e mamães darem exemplos de diversão com menos impacto ambiental.

3- Bicicleta:
Aproveite! Faça pequenos trajetos de bike, curta as ruas, as paisagens, faça passeios diferentes. Mas, sempre procure andar nas ciclovias e ciclofaixas.

4- Purificador ou filtro de água
Esses aparelhos eliminam a necessidade de garrafões de água, o que auxilia na diminuição do impacto ambiental com a fabricação do recipiente e do descarte errado.

5-Plantas:
Áreas verdes e plantas melhoram o microclima em casa. Se espaço é problema, é possível tentar o jardim vertical (na parede de dentro ou de fora) e telhado verde. Se há pouco dinheiro e tempo para cuidar de plantas, vale investir nas suculentas, um tipo de cacto mais gordinho que é bastante prático.

6- Vassoura no quintal:
Para varrer e recolher a sujeira deixe as vassouras no quintal e limpe-o antes de lavá-lo. Além de deixar de desperdiçar água tratada, ainda é possível economizar na conta com esse simples passo.

7 – Escolha equipamentos eficientes:
Procure eletrodomésticos que tenham o selo PROCEL. Para aparelhos que utilizem gás, o selo Conpet atesta a eficiência.

8- Lâmpada LED:
É um pouco mais cara que incandescente, mas a durabilidade é maior e em poucos meses é possível retornar o investimento. As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas, mas contêm mercúrio: se precisar trocar, o ideal é mandá-las para a reciclagem especial.
9- Produtos de limpeza menos agressivos:
Algumas substâncias caseiras como bicarbonato de sódio, casca de limão seca e vinagre branco, substituem o cloro, o formaldeído e outros produtos na hora de deixar a casa limpinha.

10- Mantenha o Chuveiro Limpo:
É simples! Desentupir os buraquinhos ajuda a ter uma ducha mais forte e a economizar energia.