Durante a pandemia os casos de adoções aumentaram mais de 50%. Protetores de animais e ONGS relatam um grande aumento pela procura de cães e gatos. Porém, apesar dos dados otimistas em relação ao número de adoções, com o aumento do desemprego e o preço das mercadorias, muitos tutores optaram pela devolução do animal, ou pior: o abandono de animais.

Segundo dados da OMS (Organização mundial da saúde) calcula-se que no Brasil existam mais de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos abandonados. Infelizmente, na pandemia, esse número de animais abandonados só vem crescendo.

Primeiramente, nesse momento difícil que estamos vivendo, ter um animalzinho para cuidar é uma ótima fuga dos problemas e uma forma de afastar o sentimento de isolamento. Contudo, além de amor incondicional um novo pet traz consigo responsabilidades. Analise com cautela.

As consequências do abandono de animais

Animais se apegam à sua nova casa e família rapidamente. Nunca vão se esquecer do carinho que ganharam e sentem muito a ausência de suas pessoas favoritas.

Assim como nós, eles sentem fome, sede, frio e medo, além de que, na rua estão propensos a pegarem doenças, serem atropelados e vítimas de maus tratos.

Em 2015 houve a postagem no Youtube, pelo canal WorldForAllVideos, um curto vídeo mostrando como é o dia a dia de um cachorro de rua, onde podemos ver as dificuldades de obter comida e o preconceito que muitos tem com cachorros de rua. Caso queira, pode conferir o vídeo neste link https://abre.ai/cn42.

Mesmo quando são resgatados por protetores ou ONGS, ficam propensos a desenvolver diversos problemas psicológicos em consequências do abandono, apatia, estresse, ansiedade e depressão. Alguns infelizmente nunca se recupera das sequelas causadas, e podem morrer literalmente de tristeza.

Uma questão de saúde pública

O abandono é um ato cruel e uma grande covardia com nossos animaizinhos. Além disso, o ato de abandonar traz também problemas na saúde pública.

Animais de rua podem provocar acidentes de trânsitos e agressão às pessoas. Além de serem propensos a transmitirem doenças, como: raiva, leptospirose, leishmaniose e parasitas como: vermes, carrapatos, pulgas, entre outros.

Abandonar animais é crime!

De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, Lei 14.064/2020, e Constituição Federal Brasileira 1988, o abandono de animais é considerado maus-tratos, com pena de detenção de 2 a 5 anos e multa, além da proibição da guarda do pet, a punição é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.

A Lei Estadual 16.308/16 prevê proibição da guarda do animal e de outros para aquele que maltratar animais domésticos, e só após 5 anos, a contar da data da violência, o agressor terá o direito à guarda novamente. O prazo é reiniciado se o indivíduo for reincidente.

Denuncie o abandono de animais

Certamente, devemos denunciar qualquer abandono ou maus-tratos. Infelizmente, o abandono é um crime silencioso, as pessoas não são pegas ou devidamente punidas como deveriam.

O Disque Denúncia Animal está localizado no estado de São Paulo, atende pelo telefone 0800 600-6428.

Denuncie via internet, de acordo com o site, a “DEPA” é um serviço à disposição da população para denúncias de crimes ocorridos no estado de São Paulo.

Contudo, é necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados se optar pela privacidade no momento do cadastro da denúncia. ¨

Por isso, antes de adotar um amiguinho não aja por impulso, certifique-se que tenha responsabilidade financeira e psicológica. Estude sobre os comportamentos e cuidados necessários.

Pets precisam de:

Espaço adequado para correr, brincar e andar com segurança;

– Alimento específico, cada espécie conta com uma dieta específica para garantir a boa saúde do animal;

– Alojamento apropriado, onde possam descansar e se sentirem seguros;

– Acompanhamento veterinário, vacinas, indispensável para que seu pet tenha uma vida longa e feliz;

– Enriquecimento ambiental, brinquedos e acessórios que atendam a necessidade do animalzinho, para ele se distrair e não se estressar;

– Muito carinho, afeto e atenção não pode faltar na vida de um pet, cada um tem seu jeitinho favorito de receber chamegos.

Não se esqueça, se morar com mais pessoas certifique-se que todos estão de acordo com a chegada do novo integrante. Um pet é uma enorme responsabilidade, é uma vida que depende de você e traz consigo muito amor incondicional.

¨ Adoção tem o poder de transformar homem e animal em um só coração. (Bárbara Ramalho Tersário) ¨

Gostou do post? Sabia que a Vegano Shoes, te dá a possibilidade de escolher para quem ela deve doar R$1,00 a cada compra? Saiba mais aqui!

Fique olho no Blog!