Calma! Primeiramente, esclarecemos que, as carnes à base de plantas não têm nenhuma relação com as carnes de origem animal.

Embora elas sejam feitas justamente para imitar o aroma e a textura dos produtos à base de carne, sua composição não envolve nenhum tipo de crueldade animal.

Muito pelo contrário, esses produtos são feitos a partir de uma extensa variedade de plantas, vegetais e outras substâncias não animais.

Saiba mais sobre as carnes à base de plantas no blog da Vegano Shoes.

Variedades dos produtos

Entre as inúmeras variedades que se aplicam às chamadas carnes de plantas, duas se destacam, são elas: as que replicam as características da carne, e as que não replicam as características da carne.

Sobretudo, os produtos da primeira categoria são elaborados especialmente para corresponder aos elementos específicos da carne animal como textura, sabor e aroma.

Por isso, os produtos desse grupo são os mais industrializados como “frango” empanado, hambúrguer, ‘linguiça” e “carne” moída.

Mas, como a elaboração de produtos veganos fieis aos de origem animal é muito complexa, principalmente pela necessidade de replicar as características, algumas empresas criaram alimentos que são ótimas alternativas e não se preocupam em reproduzir fielmente os atributos próprios dos produtos de origem animal.

Saiba mais sobre as carnes à base de plantas

Saiba mais sobre as carnes à base de plantas

Ingredientes das carnes a base de plantas

Embora muitas pessoas se neguem à experimentar as carnes a bases de plantas por conta das suas substâncias processadas e industrializadas, a maior parte desses produtos são fabricados com ingredientes naturais como soja, ervilha, cogumelos, feijões, etc.

O maior problema em tudo isso é que esses alimentos não podem ser considerados 100% saudáveis, afinal são elaborados a partir de uma tecnologia de ponta, capaz de criar moléculas para garantir cor, sabor e textura às carnes.

Contudo, alguns produtos como shimeji, shitake e a própria jaca são substitutos naturais da carne, afinal, possuem material fibroso e criam uma aparência “carnuda” aos alimentos.

Oportunidades

Em média, existem 350.000 espécies plantas no Planeta. Porém, somente 150 das 30.000 espécies comestíveis são cultivadas para promover a produção de alimentos.

Ou seja, existem ainda milhares de espécies vegetais para a obtenção de novos ingredientes.

Isso indica que existem muitas oportunidades para descobrir proteínas vegetais com propriedades benéficas e expandir esse mercado realmente inovador que pode trazer muitos adeptos ao movimento vegano.

Enfim, pessoal, curtiram saber mais sobre as carnes à base de plantas? Já experimentou alguma delas? Conte para nós nos comentários e continuem de olho no Blog da Vegano Shoes. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.