Infelizmente, não é novidade que os oceanos estão a cada dia mais poluídos com dejetos plásticos, mas, um recente estudo divulgado pela revista Frontiers in Marine Science, apontou que a situação é um pouco pior do que o esperado. Pesquisadores afirmam terem encontrado minúsculas partículas plásticas no estômago de 73% dos peixes que vivem no oceano Atlântico. A pesquisa, realizada por biólogos da Irlanda e o Reino Unido, coletou peixes em uma região a 1.200 km da costa da província canadense de Terra Nova e Labrador e detectou uma média de 1,8 fragmentos de microplásticos por peixe, dentre os quais o tipo mais frequente foi o polietileno, plástico bastante comum no mercado.

Para realizar o estudo e analisar a dimensão dos danos, os animais foram retirados de uma profundidade média de 300 a 600 metros da chamada zona mesopelágica, que abrange uma faixa de 200 até 1.200 metros. Isso indica que, o oceano que banha a América, África e Europa está tão poluído que os animais afetados pelos resíduos não são apenas os que vivem nas superfícies, mas também as espécies que se escondem nas profundezas.

peixes-atlantico-tem-plastico-no-organismo-01-poluicao-oceano-vegano-shoes

Como se não fosse o bastante, outra estimativa nos aterroriza: de acordo com a Ellen MacArthur Foundation, até 2050 os oceanos terão mais peso de plástico do que de peixes. Além de todos os fatores que envolvem as questões ambientais e o respeito com todas as formas de vida, essa informação é extremamente preocupante para a própria saúde humana, isso porque os resíduos plásticos estão presentes em elementos que consumimos diariamente, como a água e o sal. No caso dos carnistas, os peixes também estão contaminados. É importante lembrar que o plástico não é digerido por nenhum ser vivo. Quando engolido, pode matar por sufocação, como ocorre com as tartarugas ou por paralisia digestiva, por conta do acúmulo no trato digestivo de diversos animais.

peixes-atlantico-tem-plastico-no-organismo-04-tartaruga-vegano-shoes

A verdade é que chegamos longe demais, todo o lixo produzido e descartado de forma inconsequente no meio ambiente tem uma parcela considerável que é levada aos oceanos, seja por meio da chuva, do vento, seja pelo traslado das redes de esgoto que levam os rios aos mares. Já passou da hora de criarmos consciência e nos responsabilizarmos pelo despejo correto dos nossos resíduos, afinal, os animais marinhos estão pagando essa conta com as suas próprias vidas.

Nenhum tipo de produto ou embalagem deve ser descartada no meio ambiente, essa é uma questão de princípio básico, porém, alguns itens causam mais estragos do que outros. Como é o caso dos produtos domésticos e de higiene, que possuem partículas plásticas em sua composição, uma vez lançados na rede de esgoto, são rapidamente arrastados até os oceanos, favorecendo a degradação. Com certeza, a maior parte da culpa é das indústrias, que despejam quantidades exorbitantes de resíduos sem nenhuma consciência ambiental, mas, ainda assim, nós podemos fazer a nossa parte na tentativa de interromper a total degradação dos mares.

peixes-atlantico-tem-plastico-no-organismo-03-poluicao-oceano-vegano-shoes

Confira algumas atitudes simples que ajudam a salvar nossos amigos marinhos:

– Recicle e reduza a quantidade produtos plásticos.

Evite usar canudos, garrafas e sacolas plásticas e priorize itens com poucas embalagens.

– Escolha produtos e alimentos que não exploram a vida marinha.

A pesca excessiva é responsável pela extinção de diversas espécies, enquanto isso, diversas marcas matam para produzir colares e cosméticos. Estude, identifique e mobilize-se contra.

– Cuide da praia.
Jamais se esquece de levar o seu lixo embora, além disso, não pegue nada que pertença ao ecossistema local, como pedras e corais.

– Procure se manter informado sobre a exploração oceânica, leia notícias, assista vídeos, somente a propagação da informação e do conhecimento podem nos ajudar.

peixes-atlantico-tem-plastico-no-organismo-02-poluicao-oceano-vegano-shoes

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos