Sabemos que, a cada intervalo de três meses, a moda surge com novas coleções de roupas, calçados e acessórios, as estações se renovam e as peças também, esse processo faz com que as pessoas, influenciadas pelas novidades, comprem itens incansavelmente, com o objetivo de se manterem por dentro das tendências, ditadas pelas grandes marcas. Infelizmente, o consumo desenfreado estimulado pelas indústrias, causa impactos irreversíveis ao meio ambiente.

impacto das indústrias

Devido ao aumento da demanda mundial, a indústria têxtil se expandiu consideravelmente. Mas, no meio de todos os benefícios como crescimento do PIB e geração de empregos, existe um porém:  para produzir roupas é necessário o uso intenso de recursos naturais, como o algodão e a água.

Além disso, durante o tratamento dos fios, são utilizadas substâncias que, posteriormente, são despejadas em rios e nos solos. Muitas microfibras de roupas vão parar nos oceanos, o mesmo acontece com as microesferas plásticas.

Os números são alarmantes: para produção de 1 kg de tecido, são necessários 150 litros de água, 80% de toda essa água é utilizada e descartada, os outros 12% sofrem processo de evaporação. Esses dados indicam que, se uma empresa produzir 600 kg de roupas por mês, ela gasta mais de 1 milhão de litros de água a cada ano, isso sem contar a poluição que ocorre durante o descarte dos materiais utilizados no processo, que incluem desde os pesticidas aplicados nas plantações, passando pela emissão de gases de efeito estufa para o transporte das matérias-primas, e a fase do tingimento, uma das mais negativas de todo o processo,  em que os corantes, alvejantes, gomas e lubrificantes causam a contaminação não somente do tecido, mas também de grande quantidade de água. Tratando-se do algodão – um dos tecidos mais utilizados nas indústrias de confecção – para produzi-lo em grande escala, é necessário utilizar volume significativo de agrotóxicos, o que motiva a contaminação de grandes áreas, além dos impactos negativos nas vidas das plantas e dos animais.

Moda reciclada

A maioria das pessoas ainda não sabe de todos os inconvenientes que envolvem a indústria da moda, por isso, é de suma importância dialogar, incentivar e disseminar novas alternativas para promover a moda sustentável. Além disso, é preciso que haja também uma conscientização por parte das empresas, que precisam desacelerar a forma como produzem, evitar o descarte instantâneo e o desperdício de recursos.

Por esses e tantos outros motivos, apostar e priorizar produtos recicláveis é um gesto de cuidado e carinho com a natureza e com o planeta. A Vegano Shoes é uma marca que se preocupa em oferecer produtos sem origem animal,  com ótima qualidade e baixo impacto ambiental.

Uma ótima escolha para quem busca por calçados resistentes e totalmente reciclados é a botinha Eco Recycled – sustentável, ecológica e extremamente durável.

Bota vegana feita de câmara de ar

A Eco Recycled é um modelo unissex, produzida através de matérias-primas recicladas como borrachas de pneus triturados e câmaras de ar, que são coletadas diretamente nas borracharias e reutilizadas, após passarem por rigoroso processo de seleção e limpeza. Para garantir design incrível e ótima durabilidade, os pares são cortados e reforçados de forma artesanal.

O estilo único da botinha com pegada street pode ser facilmente combinado com os mais diversos looks e é uma grande companheira de aventuras, ideal para trilhas e caminhadas. Na sua próxima compra, considere todo o carinho e respeito que a Vegano Shoes tem com o meio ambiente, experimente produtos sustentáveis e dê um passo para um futuro melhor!

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos