Há 24 anos, no aniversário de 50 anos da vegan Society, Louise Wallis, então presidente da Instituição e responsável pela criação do termo “vegano”, estabeleceu que todo dia 1º de novembro, seria comemorado o dia Mundial do Veganismo. Desde então, os veganos podem celebrar as suas escolhas em uma data especial.
Embora a prática tenha se disseminado e conquistado novos adeptos a cada dia, o veganismo ainda é envolvido por diversos questionamentos, que, muitas vezes, fazem as pessoas abrirem mão da causa. Pensando nisso, a Vegano Shoes, criou este texto, com o objetivo de apresentar a verdade e esclarecer alguns mitos que cercam o estilo de vida.

dia-do-veganismo

  • “Veganos têm cabelos e unhas enfraquecidos”
    Não é verdade. O principal nutriente para fortalecer cabelos e unhas é o ferro, é possível encontrá-lo em abundância dentro do veganismo. Alimentos como feijão, ervilha, brócolis, espinafre e couve são ricos em ferro, basta adicioná-los frequentemente no cardápio para que não haja motivos para preocupação .
  • “Veganos sofrem de deficiência em cálcio”
    Algumas pessoas acreditam que, por conta da eliminação dos derivados de leite da dieta, os veganos sofrem de déficit de cálcio no organismo. Embora o leite tenha altos índices de cálcio, ele não é a única fonte da substância. É possível encontrar leites vegetais fortificados com cálcio, que, são saudáveis, livres de crueldade e são deliciosos. Além disso, alimentos como couve, brócolis e tofu possuem grandes quantidades do mineral.
  • “Ser vegano(a) custa caro”
    Pode ser que realmente tenha sido há algum tempo atrás, quando a indisponibilidade de produtos e matérias-primas fazia com que os preços fossem mais altos. Mas, atualmente, o mercado vegano se expandiu mundialmente, assim como o cultivo de vegetais orgânicos, isso fez com que o veganismo se tornasse mais acessível. Vale lembrar que os alimentos essenciais da dieta vegana como feijão, macarrão, arroz e tofu são bem mais baratos do que as carnes.
  • “Veganos consomem menos proteína”
    Não é verdade. Encontrar fontes de proteína para substituir os alimentos de origem animal é bem mais simples do que você imagina. Basta fazer algumas pesquisas e descobrir novos sabores, existem inúmeras opções de leguminosas como soja, feijão, lentilha e quinoa que são bastante acessíveis e substituem muito bem as carnes, ovos e laticínios.
  • “Ser vegano emagrece”
    Essa afirmação não chega a ser um mito, mas é totalmente relativa. Pensar em emagrecer não deve ser a prioridade de quem adota uma dieta vegana, afinal, o principal objetivo do veganismo é o amor incondicional por todas as formas de vida. Se você deseja aproveitar a dieta vegana para perder peso, consulte um nutricionista, este é o profissional ideal para te ajudar com cuidado e responsabilidade.
  • Cosméticos não testados em animais não são confiáveis”
    Nenhuma marca cruelty-free está livre da obrigatoriedade dos testes, todos os produtos passam por testes. Mas, hoje em dia, não há mais a necessidade de testar em animais e comprometer vidas, pois já existem tecnologias avançadas que permitem a substituição, como os testes em impressões 3D de pele humana e os testes in vitro.

casal vegano

Agora que você já sabe sobre os maiores mitos que envolvem o veganismo, que tal aproveitar essa data tão especial para refletir sobre as suas escolhas e, quem sabe, repensar sobre o consumo de alimentos e produtos de origem animal? Qualquer mudança é válida para o seu bem-estar e para o planeta, é essencial que o processo de transição seja gradual e contínuo. E lembre-se: o passo principal é acreditar e começar, depois, você vai perceber como é simples seguir em frente =).

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos