O vegetarianismo é um estilo de vida nobre, que envolve cuidados com a saúde, controle de peso, respeito ao meio ambiente e todas as formas de vida. A prática reduz o desmatamento e as agressões à biodiversidade causadas pela pecuária, que contribui com 18% das emissões globais dos gases do efeito estufa por conta do metano, liberado pelos animais. Muitas pessoas admiram o vegetarianismo mas acreditam ser algo difícil de ser implementado no dia a dia. Pensando nisso, a Vegano Shoes, fez esta postagem justamente para desconstruir a ideia de que ser vegetariano(a) é algo complexo e inalcançável.

dieta vegetariana

Primeiramente, é preciso entender a classificação das dietas vegetarianas de acordo com os alimentos consumidos.

  • Semivegetarianismo:  Exclui apenas carne de mamíferos e de aves, inclui o consumo de peixe e frutos do mar.
  • Ovolactovegetarianismo:  Composta por alimentos de origem vegetal, permite o consumo de ovos, leite e derivados, excluindo somente os tipos de carne da alimentação.
  • Lactovegetarianismo: Envolve o consumo de alimentos de origem vegetal, leite e derivados. Adotada pelos indianos, não permite o consumo de ovos nem qualquer tipo de carne.
  • Ovovegetarianismo: Engloba o consumo de alimentos de origem vegetal e ovos. Exclui qualquer produto lácteo ou derivado de carnes.
  • Vegetarianismo semiestrito: Exclui quase todos os alimentos derivados de animais, permite somente o consumo de mel.
  • Vegetarianismo estrito: Exclui todos os tipos de carne, laticínios e ovos na alimentação.
  • Veganismo: Elimina qualquer tipo de atividade que envolva o sofrimento animal (alimentação, vestuário, espetáculos etc.) é visto mais como uma postura política do que como uma dieta.

É importante lembrar que, independente da vertente vegetariana escolhida, o processo deve ser gradual, por isso, para quem deseja iniciar a adaptação vegetariana, é indicado, primeiramente, retirar a carne vermelha e os embutidos da alimentação (salame, salsicha, mortadela e patês) com essas pequenas exclusões, já é possível reduzir significativamente a quantidade de sódio e nitratos da dieta.

Aos poucos, vá cortando outros alimentos derivados de animais do seu cardápio, no seu tempo, é importante respeitar o seu próprio ritmo e compreender que, mais vale uma transição gradativa e definitiva, do que uma mudança radical e temporária.  Eliminar o paladar carnívoro requer abandonar alguns costumes que já estão enraizados em nossa cultura, como frequentar churrascarias e consumir alimentos de origem animal em rituais religiosos (Natal e Páscoa, por exemplo) além de outros hábitos, mas, acredite, isso é muito mais simples do que parece, basta ter foco e determinação.

tirinha vegetariana

O primeiro passo para aderir ao vegetarianismo de forma saudável é buscar uma forma de repor as proteínas animais. Alimentos como soja, couve e espinafre são ricos em proteínas, mas, ainda assim, é importante estudar e descobrir novos sabores, pesquisar alimentos com alto teor de fibras e minerais e adaptar o seu cardápio ao seu novo estilo de vida. Consultar um nutricionista é de suma importância, pois, com ajuda profissional é possível descobrir quais nutrientes o seu organismo mais necessita.

Vale considerar que as dietas vegetarianas são compostas por uma pirâmide. A base da pirâmide engloba os cereais integrais, que devem ser consumidos de forma variada, em segundo lugar estão as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, fava, grão de bico, soja e etc.), em seguida, as verduras, (folhas e legumes) logo após, as frutas (preferencialmente as da estação, por serem mais saudáveis e com menor índice de agrotóxicos, e, em último lugar, as gorduras (azeite de oliva, gergelim, coco) e é claro, os doces, afinal, ninguém é de ferro.

Durante a transição, aprender a preparar os próprios alimentos é interessante, pois, aumenta a sua independência e autonomia. Por mais que seja incrível ser recebido com pratos vegetarianos pelos seus familiares, é preciso aceitar que nem sempre eles cozinharão especialmente para você, além disso, é útil e prazeroso que você incentive pessoas queridas a descobrir novos sabores e apresente pratos vegetarianos à elas.

Embora as dicas sejam válidas, o elemento fundamental para tornar-se vegetariano(a) é o amor incondicional por todas as formas de vida e o respeito ao planeta de modo geral, o fundamental é começar, depois, você irá perceber como as próximas etapas são simples. A Vegano Shoes lhe deseja boa sorte neste desafio e que você encontre, neste novo caminho, novos gostos, novos sabores, novos sorrisos e novas formas de ser feliz.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos