Com certeza, você já ouviu aquela famosa frase que diz “todo ser humano deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Bem, talvez a tarefa mais fácil e eficaz desta lista seja plantar uma árvore, até porque, sem elas, não existem papéis para os livros e nem oxigênio para a sobrevivência dos filhos.

Pensando nisso, nós, da Vegano Shoes, criamos uma lista para incentivar você a praticar o plantio de árvores que, além de ser uma atividade prazerosa, ainda é uma das alternativas mais simples para   reverter os impactos ambientais causados pelo ser humano.

1- Aquecimento global
Arvores e aquecimento global

O tempo médio de vida de uma árvore é de 4800 anos. Apenas no período de um ano, as árvores, inalam, aproximadamente 12kg de CO2, quantidade suficiente para trazer oxigênio a uma família de quatro pessoas, por doze meses. As árvores também respiram, só que de forma contrária. Os humanos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, as árvores equilibram o processo, pois inspiram gás carbônico e expiram oxigênio. Por este motivo, especialistas recomendam o plantio de árvores para combater o aquecimento global. Uma opção simples e econômica para refrescar a atmosfera.

2- Água
Chuvas em árvores

Regiões que sofreram desmatamento não são capazes de absorver nem mesmo 10% da água da chuva, em contrapartida, uma árvore adulta absorve até 250 litros de água e evita as temidas enchentes. Além disso, as raízes fortalecem os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Em um ambiente arborizado,a chuva não cai de forma torrencial, porque a água penetra no solo e abastece os rios e córregos.

3- Saúde e bem-estar
Saúde e árvores - atividade física

As árvores nos fornecem sombra, melhoram a aparência das áreas urbanas e estimulam pessoas à prática de exercícios.Um estudo realizado no Holanda e no Japão apontou que as pessoas têm mais disposição para andar a pé ou de bicicleta em ruas emolduradas por árvores. Além disso, elas também melhoram a qualidade do ar e  reduzem os problemas respiratórios.

4- Isolamento acústico
Arvores isolamento acustico

As árvores são ótimas opções para diminuir ruídos .Algumas espécies formam cercas vivas e possuem ótima capacidade de isolamento de ondas sonoras. Em locais fechados, elas abafam o som e diminuem o excesso de reverberação.

5- Sombra
sombra de árvore - qualidade de vida

Por meio da evapotranspiração e das sombras, ás árvores têm a capacidade de refrescar ambientes. A vegetação é responsável por amenizar as grandes variações de temperatura de forma notável. Até mesmo nos dias frios, as árvores protegem a vegetação ao seu redor dos ventos fortes e geadas.

6-Hobby
plantar e cuidar de árvores

Cuidar de árvores, plantas ou jardins é um hobby muito terapêutico e relaxante. A jardinagem auxilia na diminuição do estresse pois proporciona a mente uma pequena pausa, para colocá-la em estado meditativo.

7- Fauna
passarinhos da árvore

As árvores proporcionam abrigo, comida, proteção e até mesmo “transporte” a diversos animais, ou seja, plantar e cultivar árvores deixa os animais ainda mais próximos de nós, já que eles se alimentam dos frutos.

caixa de sapatos com sementes de árvores nativas

Esses são só alguns motivos para te convencer de que plantar árvores é uma atividade sadia, terapêutica e maravilhosa. E, para incentivar e motivar o cultivo de plantas e árvores, ao comprar qualquer produto Vegano Shoes, você ganha de brinde um pacote com uma sementinha de Canafístula, Jenipapo, Ipê Rosa, Pimenta, Rabanete ou Alface, no verso da embalagem estão as instruções para o plantio.  Tire um tempinho do seu dia, aproveite o final de semana, chame aquele amigo amante da natureza para te ajudar nessa missão, com certeza, a natureza irá lhe agradecer!

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos