Screenshot_1 
O cultivo de vegetais orgânicos nos proporciona inúmeros benefícios. É um grande incentivo a uma alimentação saudável, rica em vegetais, e ao mesmo tempo, nos dá liberdade de escolha para que possamos nos livrar da indústria de pesticidas e fertilizantes químicos que agridem a natureza e a nossa saúde. Além disso, colocar a mão na terra é uma atividade terapêutica e relaxante, capaz de reduzir o estresse e ansiedade.
Infelizmente, muitas pessoas deixam de ter a sua própria horta orgânica por falta de conhecimento, pois acreditam que ter uma horta orgânica requer muito tempo, dinheiro e espaço.
Listamos alguns passos para conseguir ter a sua horta caseira com sucesso.
Selecione o local
É preciso considerar que plantas precisam muito da luz solar. O ideal é a exposição média de cinco a seis horas por dia. Portanto, escolha um lugar como jardim, terraço, quintal ou varanda.
É importante lembrar que o sol é fundamental para saúde das plantas, portanto, se a sua horta estiver mais exposta às sombras do que aos raios de sol, pode ser difícil fazer com que as hortaliças produzam com qualidade e em boas quantidades.
Pense no solo
Primeiramente, afofe bastante a terra para que ela fique bem aerada, dessa forma as plantas podem desfrutar mais dos nutrientes. Ela deve ser solta o bastante para simplificar a entrada das raízes e da adubação no plantio. Sempre que puder, escolha adubar em meses quentes, preferencialmente entre setembro e março. Cubra o solo com matérias secas como cascas de árvores, restos vegetais de plantas ou gramas podadas, esse procedimento ajudará o solo a manter-se sempre protegido e úmido.
Espante os invasores
Existem diversas formas naturais de proteger a sua horta. Uma boa maneira é utilizar pesticidas caseiros, como legumes ou óleos vegetais. Alguns produtos orgânicos também estão disponíveis no mercado através de ingredientes diversos como raízes, frutos e folhas de plantas, eles agem como inseticidas e repelentes e ajudam a manter os invasores bem longe de sua horta. Outra maneira de escapar das pragas é com os biopesticidas, formas naturais de se defender dos invasores antes que eles acabem com a sua plantação.
Cuidado ao colher os frutos
Ao colher seus frutos,  escolha as horas mais quentes do dia, assim suas plantas perdem menos água, o que é ideal para aqueles que pretender reaproveitá-las.
Aprenda como plantar
Considerar o modo de crescimento dos vegetais é extremamente importante. Por exemplo, as plantas rasteiras precisam de mais espaço, pois, ao crescerem acabam se espalhando em grande nível. Para evitar o surgimento de ervas daninhas, procure não deixar muito espaço entre suas plantas.
Aprenda como regar suas plantas
Os melhores horários para regar sua horta são os menos quentes do dia (antes das 10h e após as 16h). Dessa forma, as plantas absorvem melhor a água. Uma boa dica é regar as raízes e não as folhas, pois as gotas de água na superfície das folhas, quando irradiadas pelo sol, produzem efeito igual a uma lente, queimando as folhas.