Afinal, como é feita a classificação dos grupos de veganos e vegetarianos?

Enquanto algumas pessoas extinguem o consumo de carnes, outras não utilizam artigos de origem animal e, existem ainda, aquelas que não consomem derivados de produtos animais e outras que se alimentam somente de frutos.

De fato, todos eles podem ser considerados vegetarianos. Contudo, alguns são mais do que outros. Por isso, devido à grande (e crescente) população que se autodenomina vegetariana, é importante definir as categorias que compõem esse extenso (e incrível) movimento.

Portanto, no post de hoje, nós, da Vegano Shoes iremos apresentar a vocês as maiores diferenças entre os grupos de veganos e vegetarianos. Confira a seguir:

Piscitariano

Basicamente, o psicitariano é aquela pessoa que, embora tenha eliminado grande parte dos produtos de origem animal, ainda consome peixes. Normalmente, os piscitarianos envolvem pessoas que ainda estão no período de adaptação à uma nova dieta.

Afinal, algumas pessoas escolhem fazer a transição de forma gradual e retiram um alimento de cada vez.

Flexitariano/Semi- vegetariano

Flexitariano, ou Semi-vegetariano são termos relativamente recentes, criados para representar aqueles que, grande parte das vezes, optam por alimentos vegetarianos mas, ocasionalmente, também se alimentam de carnes e derivados.

Vegetariana (ovo-lacto-vegetariano)

Sem dúvidas, o tipo mais comum de vegetarianos são os ovolactos. O termo caracteriza as pessoas que eliminaram qualquer tipo de carne animal mas ainda consomem ovos e laticínios.

Além disso, existem outras duas nomenclatura: “Lacto-Vegetariano” – quem não come ovos, mas se alimenta de produtos lácteos e
“Ovo-vegetariano” – Quem não come produtos lácteos, mas se alimenta de ovos.

Grupos de veganos e vegetarianos: entenda a diferença entre eles.

Vegetariano estrito

De todos os grupos citados acima, os vegetarianos estritos são os que mais se aproximam dos veganos.

Isso porque, as pessoas que adotam este estilo de vida não consomem carne, nem ovos, leite, ou qualquer produto derivado animal.

Sobretudo, os adeptos rejeitam qualquer tipo de alimentação que possa ter causado sofrimento ou desconforto a algum animal.

Um grande exemplo disso são os casos das galinhas que, mesmo que não sejam (diretamente) mortas,são confinadas e recebem inúmeros tipos de hormônios para estimular a produção de ovos.

Vegano

De fato, o veganismo é um estilo de vida que exclui qualquer forma de exploração e crueldade contra os animais. Isso se estende desde à alimentação até o vestuário.

Ou seja, o vegano, além de não consumir nenhum alimento de origem animal, também não utiliza roupas e calçados de couro, lã ou seda.

Ademais, veganos não consomem cosméticos testados em animais, e não frequentam eventos que lucram com a crueldade, como é o caso dos zoológicos, circos e rodeios.

Grupos de veganos e vegetarianos: entenda a diferença entre eles.

Crudívoro

Como a própria nomenclatura indica, um crudívoro ingere apenas alimentos crus que não são refinados ou pasteurizados. Os adeptos desse estilo de vida acreditam que o cozimento faz com que os alimentos pecam seus nutrientes.

Por isso, normalmente, uma dieta crudívora é focada em alimentos em germinação como legumes, cereais e oleaginosas.

Frugívoro

Sem dúvidas, osfrugívoroscompõem o grupo maios radical de veganos e vegetarianos, afinal, os adeptos se alimentam somente por frutos.

Algumas pessoas autodenominadas frugívorasainda incluem alguns cereais e oleaginosas na alimentação.

Mas, a maioria delas, consome apenas frutas. Por isso, é preciso variar ao máximo os alimentos para garantir que o organismo absorva todos os nutrientes necessários.

Enfim, pessoal, curtiram descobrir os maiores grupos de veganos e vegetarianos? Com qual deles você mais se identifica?

Conte para nós nos comentários e continuem ligados no blog da Vegano Shoes, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um abração.