fyulkviul

Embora o conceito de sustentabilidade (que abrange a retirada dos recursos necessários do meio ambiente sem prejudicar à natureza) tenha sido muito discutido ultimamente, ele ainda não é aplicado com o rigor que deveria ser, principalmente no ramo empresarial.

Nós sabemos que a natureza tem seus próprios ciclos de renovação, portanto, o maior problema não está no deslocamento de recursos, mas sim no tempo em que eles levam para se renovarem e a frequência com que precisamos utilizá-los para sobreviver.

Por conta do aumento considerável da população mundial, a preservação ambiental se torna, a cada dia, mais difícil de ser praticada. Por isso, é um dever social cuidar do espaço em que estamos inseridos e adotarmos atitudes sustentáveis de modo a aproveitar, de forma correta, tudo aquilo que é produzido.

Pensando nisso, a VeganoShoes elaborou um guia prático para aplicar a sustentabilidade no seu dia a dia de forma simples. Confira abaixo algumas dicas práticas e superúteis:

megan-hodges-xMh_ww8HN_Q-unsplash

Priorize os orgânicos:
Os alimentos orgânicos, além de mais saudáveis, ainda são produzidos de forma ética, com respeito ao ciclo de vida dos animais e ao meio ambiente.
Por mais que tenham valor mais alto, os vegetais livres de agrotóxicos ou qualquer produto químico são mais saborosos e absorvem mais gás carbônico da atmosfera do que a agricultura tradicional.

Outra dica útil é optar por alimentos frescos ao invés dos congelados, que consomem muito mais energia nos processos de produção e armazenamento.

elevate-9EY5ckCX9iQ-unsplash

Reaproveite materiais
A melhor forma de reduzir a quantidade de lixo em aterros sanitários é a partir do reaproveitamento de matérias-primas. Para começar a praticar a reutilização, basta usar a criatividade. Sabemos que caixotes de feiras são ótimos para compor uma decoração exclusiva e que os palets podem render lindos sofás.

Outra ótima ideia é fazer uma composteira com a utilização de baldes velhos.

randy-fath-TFNfbANB3lQ-unsplash

Cozinhe em fogo baixo
Em uma panela comum, a água não ultrapassa 100º C (no nível do mar). Sendo assim, sempre que for cozinhar e observar que a água começou a borbulhar, abaixe o fogo. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o fogo alto não cozinha os alimentos mais rapidamente e ainda desperdiça gás de cozinha.

diogo-palhais-tnzzr8HpLhs-unsplash.jpg

Estimule o comércio local
Incentivar o comércio local é uma ótima atitude não só para a economia da sua cidade, mas também para o meio ambiente. Afinal, além da grande importância social, priorizar negócios locais ainda diminui a quantidade de gás carbônico utilizada nos transportes das suas compras.

pawel-czerwinski-RkIsyD_AVvc-unsplash

Separe seu lixo corretamente
O processo de separação dos resíduos orgânicos e recicláveis, vai muito além de diferenciar os sacos de restos de comida e papel higiênico. É preciso, primeiramente, se atentar aos materiais não recicláveis como cerâmica, papel vegetal, lâmpadas, adesivos espumas etc. e aos recicláveis como papel sulfite, peças de cobre, isopor e muitos outros. Feito isso, o ideal é ter uma lixeira específica para cada tipo de material, mas como muitas pessoas não têm espaço para isso, uma alternativa é separar o lixo úmido, do seco. Além disso, sempre que for descartar embalagens de alimentos, dê uma lavadinha rápida antes de jogar na lixeira, pode parecer pouco, mas ajuda bastante no processo de reciclagem.

katy-anne-phJVcDIsRvs-unsplash

Exclua as sacolas plásticas da sua rotina
As sacolas plásticas são um verdadeiro perigo para o meio ambiente. Isso porque são constantemente descartadas de forma incorrera e demoram anos para se degradar. Portanto, se você deseja mesmo ter uma vida mais sustentável, substitua as sacolas plásticas por ecobags que, além de lindas e superestilosas, são mais duráveis e resistentes.

arshad-pooloo-FK3s0hRpMNM-unsplash

Fique atento (a) aos rótulos dos alimentos
Alguns alimentos, principalmente os enlatados, possuem ingredientes extremamente prejudicais à saúde humana e ao meio ambiente, por isso, crie o hábito de ler os rótulos dos produtos que tem o costume de consumir, dessa forma, você ficará mais propenso(a) a comprar alimentos naturais.

dinh-ng-2cc0kne3lcs-unsplash.jpg

Use a máquina de lavar somente quando ela estiver cheia
A máquina de lavar é um dos aparelhos domésticos que mais consome energia elétrica. Por isso, opte por utilizá-la somente em sua capacidade máxima de volume. Caso você precise lavar uma única peça, escolha a lavagem manual. Além disso, preocupe-se em elaborar um sistema para reutilizar a água da máquina de lavar.

E aí pessoal, gostaram das nossas dicas? Vale lembrar que esse é um guia básico e que existem diversas outras práticas que podemos adotar para um dia a dia mais sustentável.
Tem alguma dica? Compartilhe com a gente! Para nós é uma honra trocar informações com vocês.

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos