ronan-furuta-sp_pcgjPxgI-unsplash

Sabemos o quanto as mudanças climáticas são problemáticas para o futuro do Planeta Terra. Afinal, além de afetarem diretamente a humanidade, as alterações no clima ainda causam o derretimento das geleiras, aumento do nível do mar e extinção de diversas espécies.

Infelizmente, as emissões de gases de efeito estufa têm aumentado significativamente nos últimos anos. E, embora os governos sejam os principais responsáveis pelo planejamento de ações estratégicas capazes de frear o problema, nós, enquanto cidadãos também podemos fazer a nossa parte.

Por isso, hoje, o Blog da Vegano Shoes apresenta 5 ações reunidas pela ONU (Organização das Ações Unidas) para você adotar e começar, agora mesmo, a contribuir em prol do combate ao aquecimento global.

hdrthsxrtgh

1- Considere eliminar a carne da dieta, se não for possível, tente, ao menos reduzi-la.
Como sabemos, além de toda a crueldade que envolve a indústria pecuária, são necessários inúmeros recursos para produzir qualquer tipo de carne, principalmente, a água.

Além disso, por conta da relevância mercadológica dessa atividade, milhões de acres de floresta tropical úmida são derrubados e queimados para que as terras possam ser transformadas em pastos. Portanto, é hora de começar a experimentar novos sabores e diversificar a sua alimentação. Dê a você mesmo a chance de descobrir receitas e alimentos deliciosos e totalmente livres de crueldade.

the-creative-exchange--CJcwxNAoSM-unsplash.jpg

2- Atente-se ao desperdício de alimentos
Você sabia que, a cada ano, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado? Com isso, todos os recursos necessários para a produção como água, mão de obra e transportes também são inutilizados. Para reduzir o percentual, algumas simples atitudes fazem toda a diferença. Quando for ao mercado, compre apenas o necessário e evite aquisições impulsivas.

Ademais, escolha as frutas e legumes “feios” que são frequentemente deixados de lado por não serem perfeitamente simétricos. Embora a aparência desses alimentos não esteja intacta, o gosto é exatamente o mesmo. Além disso, considere o aproveitamento de sobras e restos que, ao invés de irem direto para o lixo, podem servir de ingredientes para novas receitas.

imani-vDQ-e3RtaoE-unsplash.jpg

3- Economize água!
De fato, a água é o elemento fundamental para a vida. Por isso, sabemos o quanto é preciso que os agricultores desenvolvam novas técnicas que demandem menos água para o desenvolvimento das suas culturas.

Mas você também pode ajudar na proteção dos recursos hídricos do planeta e reduzir o desperdício com atitudes simples como tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto escova os dentes.

dustan-woodhouse-RUqoVelx59I-unsplash.jpg

4- Conserve os solos e a água
O primeiro passo para colocarmos em prática a conservação do solo é entende que alguns resíduos domésticos como pilhas, tintas, remédios e produtos químicos não podem ser descartados em lixos comuns. Isso porque, esses detritos podem infiltrar o solo e acabar em reservas de água, motivando a contaminação dos recursos naturais.

Além disso, vale repensar sobre produtos com embalagem de plástico, o principal responsável pela poluição dos mares.

ehud-neuhaus-nFVO3U-DH5M-unsplash.jpg

5- Compre de produtores locais
De fato, os agricultores são os trabalhadores mais afetados pelas mudanças de clima. Por isso, mais do que nunca, eles precisam de apoio. Ao escolher comprar de produtores locais, além de ajudar famílias e pequenos comércios da sua região, você ainda auxilia no combate à poluição porque reduz as distâncias de frete percorridas por caminhões e outros veículos.

E aí pessoal, curtiram as 5 ações para auxiliar no combate ao aquecimento global?
Viram só como pequenas atitudes podem mudar o mundo? Continuem ligados no Blog da Vegano Shoes, em breve, teremos boas novas para vocês!

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos