samuel-zeller-339493-unsplash.jpg

Sabemos que os alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos, hormônios e outras substâncias químicas são mais saudáveis e saborosos. Além disso, o processo de produção dos orgânicos inclui responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e conservação do solo, a água e vegetação.

Com tantas vantagens, fica claro que devemos sim, priorizar os orgânicos, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, nós, da VeganoShoes, trouxemos para você, algumas informações fundamentais para que você possa aprender a identificar e consumir alimentos livres de agrotóxicos e pesticidas.

brad-stallcup-767271-unsplash.jpg

Para que um produto seja considerado orgânico, ele deve ser aprovado em diversas especificações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – órgão que valida as formas de produção há mais de 15 anos a partir de rigorosos critérios.

Atualmente, diversos produtores locais passaram a adequar suas propriedades para o sistema orgânico. As análises necessárias para a aprovação e validação dos alimentos englobam o manejo do solo, que deve ser totalmente isento de produtos químicos, além da utilização de mudas e o processo de adubação (que, preferencialmente, deve adotar o sistema de compostagem). Ou seja, diversos parâmetros são obrigatórios para indicar se um produto é realmente produzido de forma natural.

neonbrand-394691-unsplash.jpg

Após a finalização do processo, se o produto tiver passado por todas as etapas de apuração, o SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica) concede um selo que garante que o alimento é de fato, totalmente livre de produtos químicos.

Vale considerar que muitos produtores ainda estão em processo de mudança para, futuramente, obterem a certificação. Por isso, ao ir à feira ou casas de produtos naturais, procure conversar com os comerciantes para saber a real origem dos alimentos oferecidos.

neonbrand-392976-unsplash.jpg

Os produtores orgânicos se esforçam muito para disponibilizar alimentos nutritivos e livres de possíveis contaminações por agrotóxicos, medicamentos veterinários, transgênicos e todas as substâncias que põem em risco a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente de forma geral. Na maior parte das vezes, os comerciantes que ainda não possuem os certificados informam que vendem produtos sem agrotóxicos mas que ainda estão em busca da certificação necessária, até porque, o procedimento de recebimento da comprovação pode demorar alguns meses.

Mas, para evitar possíveis fraudes e enganações, vale à pena priorizar estabelecimentos específicos na hora de fazer as suas compras. Hoje em dia, existem diversas feiras e casas de produtos orgânicos espalhadas pelo Brasil que possuem produtos especificados, com certeza, os proprietários e colaboradores irão te explicar com todo prazer a forma de produção e os inúmeros benefícios dos alimentos livres de pesticidas.

annie-spratt-773853-unsplash.jpg

É importante pontuar que, pelas leis da economia, a demanda é o que estimula a oferta.

Por isso, cabe a nós, consumidores, priorizamos os orgânicos. Por mais que os custos sejam um pouco mais altos do que os dos produtos inorgânicos, os alimentos naturais são mais saborosos, mais saudáveis e mais sustentáveis. A expectativa é de que, quanto maior o número de pessoas que optarem pelos orgânicos, maior será a disposição para produzi-los, e quanto maior a produção, maior a concorrência, o que resulta em preços menores.

Vamos juntos fortalecer um novo modelo de produção, que tem em vista questões essenciais como a sobrevivência do planeta a partir da qualidade do solo, da água e, principalmente, da preservação da biodiversidade. Afinal, a sobrevivência e qualidade de vida das futuras gerações dependem da mudança das práticas produtivas e formas de consumo.

 

Clique aqui e receba os próximos posts, novidades e ofertas da Vegano Shoes.

Vegano Shoes - Calçados, sapatos e acessórios veganos